MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

sábado, 5 de novembro de 2011

O DIÁRIO DE DEUS



A cada dia  aprendemos coisas, mas às vezes o espanto e a surpresa da descoberta vem assim, numa noite que fiquei cuidando do neto pra minha filha e o marido irem a um jantar de trabalho. Enquanto eu procurava um filme para ele ver na TV, ou melhor, no DVD, que vai aparecer na TV, então é para ver na TV não é? Bem, isso não vem ao caso... O guri, sentado no sofá, mexendo em tudo - criança tem olhos nos dedos - embaixo da mesinha da sala tem uns livros que deixo lá acho que desde que nasci(?). Que devo ler, ou estou lendo, ou sei lá por quê.
" Vovó, abre isto pra mim?" Olhei. A Bíblia que meu filho ganhou na Igreja Metodista na década de 80, também não me lembro por quê. Capa de couro preta, um zíper fechando as folhas pintadas de vermelho nas bordas. Abri. Continuei na busca do filme.
"Vovó, de quem é esse livro?"
- Do teu tio Lu, olha aí, o nome dele.
O guri leu no branco da contracapa o nome do tio. Bem direitinho.
" Ah. É do tio Lu. Por que ele não levou?"
- Não tinha lugar na mala.
" Vovó, este livro eu não consigo ler, é muito difícil." ( As letras pequenas, as folhas muito finas de arroz, o guri tem 4 anos, já até sabe ler, só que letras maiores...)
- Ó Vinícius, isso é uma Bíblia, vamos ver um filme?
" Mas vovó, por que você não pode ler pra mim?Ou você também não sabe?"
A melhor maneira de liquidar com a curiosidade de uma criança, neste caso, é ler. Ler a BÍBLIA!
Pra me fazer de importante, expliquei:
- A Bíblia é o livro mais famoso do mundo, em todos os países, na Austrália, na África, na China ( nem sei se os chineses leem, mas, ele sabe tudo sobre a China, a Austrália e dos primos, Madagascar é na África, sou ou não sou boa na didática?) - e continuei:
- Moisés subiu numa montanha e Deus foi dizendo e o Moisés escrevendo, é a história do mundo...
" Então lê, vovó, estou esperando"- como se dissesse chega de enrolação.
Gênesis. O que faço?  Resumindo, eu li o que houve em cada dia, juro que fui fiel ao escrito, mas pulei muitas passagens:
- Nada havia. Nem mundo. Nem planeta. Nem sol. Nem gente.
" Era tudo vazio, né, vovó?"
-Sim, então Deus viu só trevas, e no primeiro dia  fez a luz e dividiu em dia e  noite. No segundo dia,tarará, no terceiro,tararará ...e terra e água e bichos na água na terra no ar as árvores o homem a mulher e aí fui dizendo dia por dia até o sétimo quando Ele ficou muito cansado...E eu também...
Fechei o livro, puxei o zíper. Embaixo da mesinha.
- Vou trazer um suquinho, tá? E vamos ver um filminho.Vimos o filminho. Princesa roubada por um bruxo, o guri com os olhos bem abertos, eu cabeceando. Terminou tudo bem, foram felizes para sempre.
- Hora de dormir. Vamos pra caminha?
" Vovó, deixa eu levar uma coisa?"
- O quê? Não inventa de levar suquinho, vai fazer xixi na cama.
" Não é suquinho. Deixa eu levar o DIÁRIO DO DEUS?"
Fiquei de boca aberta. Dizer o quê, depois dessa?A melhor definição para a Bíblia que já ouvi até hoje. Perdi o sono.

2 comentários: