MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

CADEIA ALIMENTAR

Todo mundo faz piada com sogra. Poucos falam dos cunhados e cunhadas, mas tem uma piadinha bem pequenininha que diz: " Se cunhado ou cunhada fosse bom, não começava com..." E para um dia de chuvarada, como hoje, a Mirinha me ligou e ficou horas lembrando...
" A mesma mãe, o mesmo pai, a mesma mesa e a mesma comida - família - o almoço uma festa e uma batalha: o bife maior( sempre tem um mimoso), a sobrecoxa( tem 2, a outra é da tia), o ovo da salada, tem mais coca no teu copo, coisas de irmãos - só quem tem irmãos entende - o pai que se garante, dá uma xingada em cada um, "vamos comer em silêncio", a mãe sempre trazendo a melhor parte para o pai, na sobremesa já está todo mundo rindo, brincando,contando as peripécias do dia,  assim a família tradicional. E os irmãos crescendo com tudo que é direito, brigas só entre eles, se algum estranho se mete, leva mesmo,    " com meu irmão ninguém se mete", "na minha irmã ninguém mete a mão", um código não escrito e respeitado, um amor diferente, de sangue, de união. Um dia... eis que chega um rapaz ou uma moça - um homem ou uma mulher - e o irmão ou irmã não é mais o mesmo nem a mesma. Até a mãe querida vira sogra. O sogro é respeitado, se é do tipo durão. Mas tem os domingos, os aniversários, o Natal, o Carnaval, todo mundo junto, aquelas pessoas que chegam aos poucos, famílias diferentes, não participaram das brincadeiras de criança, aquele bebezinho que a irmã cuidava, o porre do irmão que a mana escondeu dos pais, e... parece que todo mundo esquece...O que vale é aquele amor novo, sexual, que gruda o irmão com aquela estranha, a irmã se derretendo para o estranho,  parecem bichinhos comprados por donos ferozes...Enquanto mamãe e papai estavam vivos, ainda tinha uma união, ou reunião, mesma casa, mesma mesa,  de vez em quando. Quando mamãe e papai se cristalizaram, as brigas por coisas materiais separaram ainda mais todo mundo. Agora, todos na faixa dos 50 acima, estão de novo se amando. Tanta bobagem, o tempo passou e apagou aquele momento da separação de irmãos. Cada um querendo mostrar os netos...Doenças assustando..."
A Mirinha tem cada uma...
Mirinha, não te preocupa, a vida é isso aí...Os teus queridos irmãos e irmãs, cunhados e cunhadas, ( a família da Mirinha é grande) estão hoje vivendo o papel de sogro e sogra - e sentindo na pele o que os pais passaram. É uma roda-viva, querida.
Na verdade, é uma CADEIA ALIMENTAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário