MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

A MÁGICA DO INSTANTE

Uma amiga me mandou uma mensagem que me trouxe lembranças de uma crônica que escrevi não-sei-quando, uma árvore de amigos.A minha árvore de hoje estava encharcada, muita chuva, não rola inspiração nem vontade de escrever, então é comida e bebida - comida é pasto, bebida é água - minha árvore engorda e brotam folhas até onde não deve. Uma das frases muito repetidas, "cada um que passa em nossa vida deixa algo e leva também alguma coisa de nós"; outra, é que "cada pessoa é única", clone é coisa de novela - e da ciência. E quanto às árvores, olhem e analisem: tem cada uma...
Elas, as de verdades, são peculiares, sensacionais, aterradoras,amigas, perigosas, apaixonantes, antigas, frágeis, poderosas... Mas a comparação é com GENTE. 
Sem dúvida, o tronco - a família - é a base da nossa árvore. Mas cada um de nós também é tronco. Tenho uma cunhada que chama a outra cunhada de tronco. Ela não gosta. Acha que tronco é uma coisa muito cansativa. Imagina, ter todo o peso de galhos e folhas e frutos, e quando inventam de  cortar a árvore, como é que fica? Ou quebrar o galho... Comer a fruta - antes da hora... As folhas são insensatas, elas se movimentam de acordo com a estação, quando tudo é sol, dinheiro, saúde, e festa, tudo bem bonito, as folhas surgem viçosas e muitas, é só chegar um friozinho ou uma doença, ou falta grana, a coisa fica feia, tudo voa pra longe, pra adubar outro tronco mais jovem, mais rico, mais importante, mais saudável. 
Por isso o que vale mesmo é A MÁGICA DO INSTANTE. É curtir o momento seja qual for, é muito sem graça ter somente a festa com comida e bebida. É diferente e muito bom curtir o pasto e a água, de vez em quando aquela dorzinha da falta, e vem a saudade do algo que aquela pessoa deixou e de alguma coisa que levou. Duas Almas. A MÁGICA DO INSTANTE. De Alceu Wamosy, poeta uruguaianense, início do século XX, um soneto que diz tudo. Desculpem se não for bem,bem, veio só da memória.Não é nostalgia, não. É viver a mágica deste instante de poesia.

                                                  Duas Almas
                                                                 Alceu Wamosy

Oh! Tu que vens de longe...Oh! Tu que vens cansada
Entra, e sob este teto encontrarás carinho
Eu vivo tão sozinho e nunca fui amado
Vives sozinha sempre e nunca foste amada

A neve anda a branquear lividamente a estrada
E a minha alcova tem a tepidez de um ninho
Entra, ao menos, até que as curvas do caminho
Se banhem no esplendor nascente da  alvorada

E quando a luz do sol dourar esta estrada
Sem fim, deserta,  imensa e nua
Podes partir de novo, ó nomade formosa

Já não serei tão só, nem irás tão sozinha
Há de ficar comigo uma saudade tua,
Hás de levar contigo uma saudade minha.

Então... É a MAGICA DO INSTANTE
Por anos, décadas, séculos, a idéia é a mesma: o momento, duas almas, a poesia é o alimento das almas. A MAGIA DO INSTANTE. Quem sabe identificar cada segundo, é muito, muito feliz. Quantos galhos, quantas folhas, quantas frutas, quantas árvores...
Duas Almas. TUDO A VER... A CADA INSTANTE, TUDO PODE MUDAR... ( isso dizem na TV e na rádio - pois é verdade, daí...)

FRONDOSA - Quem não tem uma dessas? Sombra, abrigo pra todo mundo...
LINDA! A beleza é tão passageira...

SAFADA - Deixou instantes tórridos...

ATERRRADORA - Sem dúvida, respeitável.




´
BELEZA APRISIONADA -  É. Sufocada pelo amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário