MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

quinta-feira, 31 de março de 2011

DON'T WORRY

Não tem como. "Não se preocupe". Não tem como. A Mirinha inventou que vai embora do Cassino. Passa o dia todo falando nisso. Me liga 10 vezes e nas 10 diz que vai embora. É que ela é muito sugestionada. Tem muitas amigas, da geração dela, que estão indo. Uma delas, de Bagé, foi pra lá, Bagé, de mala e cuia ( isto é: de mudança e tudo), tem toda a família lá, a de Bagé é aposentada como nós, estava morando aqui, no Cassino, a maior e mais tranquila praia do mundo, brigou com o namorado e se sentiu muito só. Foi-se.
A outra amiga vai de volta pro Alegrete, pra casa da mamãe, velha e doente( a mãe), e tem muitas amigas de infância lá ( se já não morreram), mas esta não brigou com o namorado: ele morreu, era marido. Viuvou, como dizem. E a neta, que morava com ela, foi pro Rio de Janeiro morar com a mãe e tem um maninho lá - imaginem se uma adolescente prefere o Cassino ao Rio - só se tivesse um namorado aqui, mas ela é muito adolescente, ainda. Então, essa amiga da Mirinha, tá de muda. Já fez dezenas de despedida, regadas a  lágrimas e churras e cevas. E em cada despedida, a Mirinha chora, se abraça em mim e diz: é como se fosse a minha(despedida). A outra da turma, guria como nós, se arranjou. Encontrou um namorado tudo a ver com ela. Apaixonou-se. Não tem mais tempo pra andar com a Mirinha pra cima e pra baixo. Agora, pra cima e pra baixo é com o namorado. Uma outra, resolveu que vai só cuidar de netos, nunca tem tempo pra um chá ou chaveja.En-netou( en-netar - verbo: só falar em netos, só viver com netos). Não que seja defeito, é opção. Então. A Mirinha anda se sentindo sozinha, solitária. Sobrou pra mim.
Mas eu sempre dou-lhe sábios conselhos: " Vai morar com teus filhos, vai... Sabe o que é aguentar as músicas deles, comer na hora que eles comem, pior:  ver os programas de TV deles? E se genros e noras disserem uns desaforos pros teus filhinhos de ouro, ou deixar neto ou neta de castigo, vais aguentar? "
 Eu sei muito bem como a Mirinha é. Vai desintegrar.
Ops! O telefone. É a Mirinha de novo. E como "DON'T WORRY?" Não me preocupar... Só se eu fosse esse aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário