MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

quinta-feira, 23 de julho de 2020

VELHO DISCRIMINADO?IDOSO EMPODERADO!



EMPODERAR é o verbo da moda.

Empoderamento da mulher, empoderamento do gay, empoderamento do negro, empoderamento do artista, empoderamento da gorda (não sei por que não falam do gordo),  e por aí vai. 
Pois eu estou na batalha do EMPODERAMENTO DO IDOSO. 
Com o isolamento total do grupo de risco nesta pandemia, necessário frente a um vírus inexplicável e terrível, os primeiros a serem confinados fomos NÓS, OS IDOSOS! Não houve uma triagem para ver se o idoso tinha OUTRAS doenças a não ser a idade, bastava ter mais de 60, pronto! Tranca o velho! Tinha até velho importante na TV ameaçando os outros velhos sem cargo público: "FIQUEM EM CASA, PÔ! Se continuarem a sair, vocês vão ver o que é bom!"
Moral da história: Os idosos foram encarcerados! 
- Vó, é pra te proteger do vírus!
- Mãe, se fores contaminada, vais pro hospital e nunca mais vou te ver...
- Vô, deixa de ser teimoso, não adianta sair escondido, o covid está te esperando lá fora.
- É pro teu bem, nós te amamos! 
- Reclamando de quê? Tem casa, comida, sofá, TV, celular pra ver os netinhos, ganha tudo na mão...

... E o tempo passando e a gente se acostumando. Afinal,meu dever cívico com mais de 70 é esperar a vacina, não vou preocupar a família.  Meu vizinho nem saiu de casa, pegou o corona e morreu. Foi muito triste. Tinha 80 anos e era cardíaco. A sobrinha da amiga da minha amiga não tinha doença, pegou o covid 19 no trabalho e se foi, com 23 anos. Tragédias diárias da pandemia. O vírus não faz discriminação.
Todo cuidado é pouco. Mas... Depois de mais de 100 dias, a cidade num abre e fecha, os velhos continuam velhos mais velhos e discriminados. Ou será que já foram esquecidos?  
Álcool gel, máscara, falar atrás da janela, estou condenada a não participar mais da sociedade. 
Até agora não vi nenhuma pesquisa sobre quantos idosos morreram do abandono físico, afetivo, mental. 
Doenças à parte, o velho foi discriminado. Olhado como apenas velho na certidão de nascimento, nunca mais na história deste país,  o velho foi respeitado pela salvação da humanidade. Foi transformado num problema social. O responsável pela crise na previdência. Um pária. Um teimoso. Uma ameaça. 
 Agora, apenas é responsável por não ocupar um leito. Imagine, uma colega da minha idade diz que se estiver num leito de hospital e chegar alguém com menos de 60, ela levanta da cama e dá lugar pra aquele. Ou seja, se eu não presto mais pra nada, tanto faz.  Assim como no ônibus, mas invertido: os velhos dão seus lugares aos jovens. Mas não é esse mesmo jovem que pede ao vovô pra ficar em casa? Pois não quero que você morra, eu te amo! Pai, não entra em ônibus? Mas se o velho tem carro, sair ele pode. Ir ao mercado, ele pode, afinal, não vai ter contato nem com outro velho. Mas tem que ser das 7 às 9 da manhã. Com esse frio? Vou é pegar uma pneumonia. Às vezes, penso até que são os velhos que atrapalham o trânsito e as negociações do G5.
Então... Não me culpem se eu sair escondida, disfarçada de antes da melhor idade. Cabelo branco pra dentro do chapéu, óculos escuros e máscara 3D, roupa discreta e sacola retornável. Minha fantasia de quarentena. 
Repetindo: Não toque na máscara, álcool na mão, não fale com estranhos e em hipótese alguma fale com conhecidos. Procure um supermercado ventilado, onde seus filhos não vão!
LEMBRE-SE: Quando tudo abrir de novo, os últimos a serem liberados pra sair de casa serão os que primeiro foram presos: SERÃO OS VELHOS! Que estarão mais velhos...
Todas essas reflexões eu tenho porque tenho tempo, "mãe, agora que tens tempo, aproveita pra fazer yoga e meditação", por favor, filho, fechada em casa todo dia o que mais eu faço é meditação. 
Por que não aconselham a fazer LIVES? A escrever sobre meus problemas nesta fase de confinada?  
Só os políticos com mais de 60 podem ser políticos? Quantos presidentes têm menos de 60?Poucos. Os mais famosos já estão na faixa de idoso. Estão fechados em casa? NÃO, estão influenciando o mundo, transmitindo o que sabem, respeitados pela experiente sabedoria. (tudo bem, tem alguns que são totalmente teimosos e insanos...)
BY THE WAY
Esses argumentos estou registrando para minha campanha. Vou entrar no Insta, no Face, vou Tweetar, quem sabe me candidato a vereadora e apareço na TV. Influenciadora de idade do You Tube. Quero EMPODERAR OS IDOSOS! Principalmente AS IDOSAS!


                    CHEGA DE DISCRIMINAÇÃO!
          
                       IDOSA EMPODERADA 
                              NÃO É 
                 VELHA DISCRIMINADA! 

COMPARTILHE SE QUER SER EMPODERADA(OU EMPODERADO, SEM DISCRIMINAÇÃO)

  

2 comentários:

  1. E de repente viramos um peso. Pior, envergonhados e culpados, nos fechamos em copa virando reféns dessa situação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso, temos que espernear, Bellagamba não se micha!

      Excluir