MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

COMO É LONGE URUGUAIANA!



Alguém já disse isso. O problema é não deixar o peixe e o camarão derreter. Os bichos tem que estar bem congelados, enrola em jornal, amarra dentro dos plásticos do Guanabara, larga gelo por cima e ainda tem que dar lugar pra pôr uma latinhas de refri e garrafinhas com água. Ainda bem que não está muito calor, os sanduíches vão nos potes de sorvete Kibon( ou Nestlé, ou, dependendo do aperto, Tivially),bem perto de alguém que esteja disponível a passar para os outros - sempre na hora que esse alguém está dormindo e o motorista diz me dá um sanduíche ; papel higiênico é muito importante, embaixo do banco da frente, mais prático, já passamos muito aperto nesses anos - desde 1987, século passado, milênio passado,traz ovelha, costela e chibo de Libres e leva peixe e camarão. A cuia e a térmica indispensáveis, mas tem que ter  Nescafé, uma caneca e um vidrinho com açúcar e uma colherinha, caso dê muito sono e o co-piloto e o motorista precisarem de uma força. Me dá saudade de quando vinha com a Momonave ( a Belina Branca) cheia de gente, cachorro, azeitona e cebola de Libres, refri -  e não era latinha, não, era coca grande e copo plástico, galinha com farofa e pão, pastel de carne com ovo, sanduíche de cacetinho, manteiga ( maionese estraga) e presunto e queijo ( eu prefiro mortadela, mas sou a única, espero que um dia vocês se juntem a nós e o mundo será um só - isso é do John Lennon que também gostava de mortadela ), tijolinho, caramelos, até barrinhas de Neughebauer, mais um montão de carne de gado e de ovelha, que o avô açougueiro, o poderoso chefão,  fazia questão de mandar pros netos da Furg.
 Agora tem essa frescura que galinha com farofa é coisa brega, preferem chegar num posto de estrada e comprar cheeps para não atrasar. Porque é longe Uruguaiana.

  Mas como é bom comer galinha assada na viagem. Parar num posto de gasolina, fazer fila no banheiro ( não esquecer o papel), e fazer da capota ( capota é o telhado do carro) uma mesa com muitas coisas espalhadas, inclusive pano de prato pra limpar as mãos ( e a boca)...Só que agora as gurias - estão muito frescas, acham feio, que vão dizer, que a gente é relaxada...E até os guris entram nessa. Besteira.
Vou pra Uruguaiana no fim de semana, ver os pirilampos se multiplicando...
Amanhã não é fim de semana, mas é antevéspera de feriado, estou assando uma galinha e um quilo de linguiça, não quero nem saber, vai uma térmica de café ( não tomo chimas, prefiro cevas, mas não combina com direção, então, vai café passado que é BOM), umas galletas ( que dizem gajetas), e um baita isopor cheio de camarão e peixe do mar, enrolados em jornal, amarrados nas sacolas do Guanabara, umas barras de gelo que faz uma semana que estão no congelador, latinhas de coca zero e água com gás. No retão de Bagé - Livramento tem pouco posto, no primeiro já paro e faço um lanchinho, podem ficar babando... galinha assada, bolacha, linguiça e café ou coca...Se meus parceiros ficarem com vergonha, que não saiam do carro...
Mas como é longe Uruguaiana!

( Tenho certeza que eles não vão aguentar o cheirinho...São até bem capaz de colocar óculos escuros e boné...). Detalhe: Estou saindo do CASSINO, A MAIOR PRAIA DO MUNDO, mas esses meus parceiros de viagem saem de Pelotas...

Ah... ia me esquecendo, comprei um rádio pro auto que toca até CD, e vou levar Mano Lima, Porca Véia e outros do tipo, será que vão gostar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário