MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

TRAVESSIA SUICIDA

Caranguejos coloridos de Cuba

Nem tomei chá de cogumelos e milhares de caranguejos coloridos atravessando a estrada e, de vez em quando, um carro passando por cima deles, amassando as delicadas carcaças... nem sei em que lugar de Cuba, deu no Faustão. Mas, por que esse bichinhos têm que atravessar a estrada tão logo aí? Não sabem ir por outro lado?
Lembrei-me de certa vez que ía para o Uruguai, no retão de Sta Vitória, em plena Reserva do Taim, tartarugas e antas ou capivaras ou capinchos, atravessando a BR. Perguntei ao motorista, um oceanólogo, ecólogo, geneticista:- Por que eles atravessam a estrada, em pleno asfalto? Por que não ficam seguros em suas casaS, lagos, tocas?
Resposta: " E por que estás saindo de tua aconchegante casa para ires ao Uruguai, atravessando todo o Taim?"
É. Todos nós procuramos novos destinos. Alguns têm sorte. Depende de qual estrada têm que atravessar.
Alguns têm sorte. Outros ficam no caminho. 
Os caranguejos coloridos de Cuba saem das florestas à procura do mar para colocarem seus ovos na água e se perpetuarem. Um caminho sem barreiras, mesmo com estradas de asfalto, cidades, casas, hotéis, eles passam por tudo, num caminho que é deles desde que o mundo é mundo. Os homens que se meteram nesse caminho estão tentando fazer passarelas para os caranguejos, não para salvar os caranguejos, mas porque os caranguejos se reproduzem e passam por cima de tudo, e ele são muito mais do que os homens, num caminho milenar que não conhece barreiras. Eles jamais deixarão de migrar na época do amor. 
No Taim, capivaras ( capinchos-pra nós) tartarugas e outros vão atravessar a BR que invadiu seu território. Homens que procuram outras cidades, outros países - como eu - e que precisam de estradas. Sem passarelas para eles...
SALVE-SE QUEM PUDER!

NB: Na estrada mais antiga do RS, 734, CASSINO- RIO GRANDE - já é assim. São pessoas tentando atravessar para chegar na FURG, ou no BAR DO BETO, ou nas escolas, nos apartamentos...
Os carros, idem. Morrem pessoas. Ciclistas. Gente que quer chegar.
SALVEM-SE, SE PUDEREM!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário