MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

sexta-feira, 7 de abril de 2017

AMANHÃ É AMANHÃ


O problema não é a idade do idoso.
É só.
Ficar só.
Pior: Dependente.
Doente. Incapaz de cuidar da própria vida. Físicamente. Intelectualmente.Financeiramente.
Porém...
Amanhã vamos pensar sobre o amanhã, hoje é a festa de Dona Candinha.

Festa de aniversário. 70 anos. Filhos, netos, parentes, amigos.Tudo muito organizado.Um monte de gente.Dona Candinha é muito querida.
 A conversa fica cada vez mais animada e cada um fala mais alto.Típico de festa familiar. Com direito a briga antes, durante e depois.Crianças correndo, adolescentes se escondendo,celulares acesos.
Adultos iniciando uma conversa em voz muito segredosa: 
"Quem vai ficar com mamãe?70 anos, daqui a pouco precisa de alguém para cuidar de Dona Candinha, e nossa velha está habituada a uma vida bem cara.Quem sabe, vender o apartamento, este condomínio é caro, é só ela, pode morar em um menor, menos despesa.  E quando não puder dirigir? Se não conseguir caminhar? Se esquecer o fogão ligado? E se tiver Alzaymer? E... "

Apenas palavras carregadas de algum significado discutível, canapés e estrogonofe, naquele papo de festa, incentivados pelos drinques, muitos drinques, quando as pessoas defendem argumentos até a morte.Já inserem religião, relacionamentos, política, doenças, parentes e cada um aprimora seu discurso como se fosse a verdade única da humanidade.Filhos e filhas da aniversariante defendem a si mesmos de uma possível culpa pelos cuidados com a idosa,o assunto da hora:
- Não sei como mamãe criou 5 filhos, tenho 3 e estou estressada...Nem chego aos 70!
- Como vai ser agora? Ela está velha! Alguém tem que ficar com ela.
- Posso ajudar, mas trabalho o dia todo. 
- Eu viajo 3 vezes por mês.
- Tem que colocar uma cuidadora.
- Sabe quanto custa uma cuidadora? Quem paga? Nesta crise...
- Estou cheio de pepinos, não tenho grana.
- Só cuidar das crianças me toma todo o tempo, mais a academia, sem condições...
- Eu posso passar lá de vez em quando.
- Ou seja, uma vez por ano, não é?
- Até parece que vocês vão...
- Eu levei mamãe ao médico no mês passado. 
festa.um.como.com.br
- Acho que estão exagerando, mamãe está bem forte ainda. Viaja, mora sozinha, e 70 anos são os 50 de antigamente, eu já estou com quase cinquenta, é claro, sem comparação, sou da geração saúde...
-Véio, falta muito pros 70...Nós estamos em forma...Mas Mamãe anda se esquecendo das coisas...Troca até nossos nomes...E cheia de manias.
- E o carro? Ela avisou que vai dirigir até ficar velhinha...Mas já tem 70! Com problema de visão. E se contratar um motorista?
- Tá ficando louco? Quem pode pagar um motorista?  - Melhor instalar o aplicativo do Uber.
-  Mamãe não sabe usar celular pra isso.Nem atende quando a gente liga. E tem que digitar endereço, ela nem enxerga direito...E como controlar o dinheiro? 
- Baixa a voz, mamãe está chegando.
- Vamos fazer o brinde...

                      "Um brinde à pessoa mais importante de nossas vidas!"

A aniversariante, bem feliz em seu vestido de renda e a taça de champagne, entra na roda e convida todos para o brinde, o bolo e a dança. Avisa que vai dançar com todos.Ninguém vai se escapar.Alugou o salão até 2 da madrugada. Contratou DJ com músicas pra todos os gostos. Tem de tango a rock, sertanejo, e carnaval.Pra todos os gostos e gerações.Colares, óculos, flores. Bebida e comida não vai faltar.
Foi um ano preparando SUA festa.

A família, os amigos,é tanta felicidade, 70 anos, já cuidou de todos, formados, trabalhando, foram anos difíceis, quantas noites em claro, cozinhar pra todos, mais genros,noras, netos, cuidar dos netos, mas valeu a pena. Olha eles conversando, que orgulho, tão carinhosos com a mãe, não tem de que se queixar. Só agradecer a Deus pela família que tem!
E ela se sente inteiraça, amanhã vai preparar a festa do ano que vem.

                                                                            Amanhã é amanhã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário