MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

MEIO CHEIO, MEIO VAZIO


Sabe aquela visão do copo? 
O copo está meio vazio ou meio cheio?
Depende de quem vê, tem o quê, para quê. 

Não é a primeira vez que me acontece observar e ouvir e talvez interpretar, já com essa análise do cheio e do vazio. Tipo assim:

G1.globo.com


Chega uma colega sacudindo na mão o Tom, o bonequinho paralímpico. Trifeliz. Quase-cheia. Fala pra todo o grupo:
- Que coisa fantástica, essa Paralimpíada no Brasil. Mais de 5 mil atletas, as mais diversas modalidades, e nós aqui, do Brasil, com tudo isso, que exemplo...E que festa linda! Tanta gente compartilhando o resultado da superação.Tá todo mundo querendo fazer alguma coisa...
A colega chegara do Rio com uma lufada de alegria, de sentir toda a emoção dos participantes do evento paralímpico.
Aconteceu uma falação geral.Cada um queria contar de um esporte.A vontade de vencer.  O barulhinho da medalha.
Eu queria pegar o Tom, já tenho o Vinicius, o outro bonequinho Olímpico.
 Aquela frase de sempre, muito ouvida, "isso é pra gente repensar como o ser humano é capaz". Nosso momento era de pura constatação da vitória de tantas famílias.
E aí...
Aí, saltou o meio-vazio:
- Uma constatação muito triste. Só 5 mil. Quantos milhões de deficientes no mundo, e só 5 mil têm o privilégio de participar de uma paralimpíada. O Brasil não tem acessibilidade, e quanto de dinheiro roubaram pra fazer esse espetáculo pra gringo ver. E sem falar que as pessoas que foram aos jogos no  Rio de Janeiro devem ser cheias da grana, já viram quanto custa um dia no Rio? 

Pronto. Agora desinflou a alegria.
Tem mesmo é que ser infeliz,coitado.E ficar sozinho. 
O pessoal do grupo se olhou,um mal estar percorrendo o grupo, meio-assim,gente educada,engole a vontade de dar com o Tom na cabeça do meio-vazio, mas vai machucar o Tom? Deixa ele. 
Sabemos das dores do mundo.De nossas carências. Mas cada coisa na sua hora.A colega que participou com o filho da Paralimpíada beijou o bonequinho e me olhou como dizendo "Não dá bola". Agora, aconteceu uma Olimpíada e uma Paralimpíada no Brasil. Mais chance para os brasileiros conhecerem o mundo dos especiais. E foi emocionante. 


Que chato. Que vontade de excluir a pessoa.Sabe o gosto de fel? Deve ser o que a criatura tem sempre. Tenho pena. Gente assim nunca vai querer melhorar. Nunca vai ver um exemplo para puxar pra cima. O exemplo de praticar um esporte, de achar razões para continuar a luta, de saber que existe alguém que conseguiu...Isso ficou enterrado em um pessimismo político autodestrutivo.Não vai nos contagiar.Para aquela criatura, nada vai melhorar. Inclusive sua vida. 
            Se afaste, de-mal-com-a-vida. Seu copo está cada vez mais vazio.
Não venha desincher o nosso!Xô, satanás!



Nenhum comentário:

Postar um comentário