MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

terça-feira, 29 de março de 2016

A TV É "O" DIABO?


Novidade da Mirinha:
- Bella, o diabo não é mais o shopping!
Explico: Há tempos, a Mirinha ouviu de uma professora da maturidade que "O SHOPPING é o TEMPLO moderno, onde as pessoas adoram seus novos deuses, dentro das VITRINES, com ofertas tentadoras e mentirosas. As pessoas se curvam ao consumo."
Resultado: Mirinha queria jogar uma bomba no Palladium e outra no Pátio Batel. Por que não no Curitiba ou Estação? Não entendi. Coisas de Mirinha.

Agora, a revolta é com a TV. Tirou a dela da sala, tinha uma pequena na cozinha, deu para o zelador do prédio, fechou a do quarto dentro do closet, cancelou a NET. 
- Isso é invenção do demônio, ficam ensinando sacanagem, o que será das crianças vendo essa excitante esfregação de corpos nus, e as notícias, violência, explosão, gente morrendo, só roubalheira, é uma escola de como roubar de todo mundo,só se dá bem quem é corrupto...
- Mirinha, não seja radical. Sempre gostaste de televisão, adoravas a Globo, até mandaste um vídeo para participar do BBB de 2010. ( ainda bem que não foi escolhida, já pensou a Mirinha no BBB?)
- Bella, deixa de ser ignorante, essas novelas são uma depravação, o mundo está apodrecendo...
Quase perdi a paciência. A Mirinha muda de ideia assim como troca de calcinha(se ainda usa).
- Vamos pra pizzaria da esquina, Mirinha.Uma cerveja gelada também cai bem. Precisamos esfriar os ânimos. Ou vamos brigar feio.
Foi só falar em comer e principalmente em beber que ela topou sem reclamar.Quem sabe se fosse em público, ela me deixaria expor minha tese.Teríamos que falar baixinho. Pró TV.
- Mirinha, pensa! Quantas pessoas abriram a mente vendo como é a vida em capitais, em cidades maiores. A gente sofrida do sertão aprende que existe um mundo com água na torneira e  torneiras de sorvete. As crianças perderam o medo de tudo, as câmaras são extensões de seus olhos, os microfones não fazem medo em ninguém.O Brasil é tão imenso, a TV deixa todo mundo participando de uma família só, carnaval, futebol, política, música...E como tem homem lindo! Cruzes! Se não gostar, troca de canal...
- Perdoa-a Senhor, ela não sabe o que diz! - Falou Mirinha, revirando os olhos - Está totalmente tomada pelo demônio! - Falou em voz alta, fazendo um gesto com os braços abertos, todo mundo se virou pra me olhar.
Perdi a paciência.Mirinha está possuída.  
Deixei a amiga sozinha na pizzaria. 

A caminho de casa, pensei em quantas pessoas que não podem sair de casa (ou não querem).Ainda mais em uma cidade onde tudo é longe e a gente mora em apartamento. Doentes, velhinhos, crianças... A TV trouxe uma diversão acessível aos mais pobres. Tem novelas lindas e emocionantes, programas educativos, notícias de tudo. É o mundo dentro de nossa casa. Pensei nos meus colegas idosos e aposentados. Como se divertem frente à TV. Os velhinhos na clínica. As crianças nos hospitais. A dona de casa que não tem outra fonte de informação.Os que não podem ir ao estádio de futebol.
  Lembrei  que, antes da minha aposentadoria, eu nunca havia visto uma novela inteira, um show dos meus cantores, um jogo de basquete ou de tênis, eu não tinha tempo, tinha outras prioridades.Agora, morando sozinha, ligo um aparelho em cada canal. É só procurar que sempre tem algo de acordo com nosso estado de espírito naquele momento. Futura, escola, saia justa, vida, news, esporte,  geográfica,religião,comidas,literatura,ballet, teatro,música, filmes,novelas,curiosidades, atualidades...conhecer o Brasil e o mundo,viagens... 
Sempre amei a comunicação. Meu pai foi um homem de comunicação. Passei pela novela em quadrinhos, pelo jornal diário, pelas revistas de notícias,livros, muitos livros,  pela vitrola e pelo toca-disco, pela música na praça, pelo radinho de pilhas, pelo telefone de manivela, pelo cinema de rolo, quando chegou a TV foi aquela festa.Apenas energia elétrica, uma antena e deu!Simples, assim.  Internet tem que ter HI FI.Computador. Celular é um problema.E é mais difícil de administrar. TV é como rádio. Com imagens.Viva.
TV. Tem porcaria? Tem. Tem bobagem? Tem. Como tudo, o bem e o mal só existem se os dois. Se fosse só um, como distinguir?  
O mundo é uma aldeia global, dizia o mestre McLuan.O mundo fica pequeno, dentro da minha mão, fica nas cordas do meu coração.

Uns gritos me tiraram de meus argumentos.
 - Bella, está nervosinha? Que que é isso? Não sabe mais dialogar? 
Mirinha com uma caixa de pizza na mão e uma coca zero na outra. 
Entramos em casa, ligamos a TV e passava Brasília, pedaladas e propinas e Lava Jato. É o demônio. Desligamos.
Ficamos em silêncio olhando o pôr do sol por trás dos edifícios. Uma linda araucária de sentinela. Taí a foto que não me deixa mentir.

Vila Izabel -Curitiba.28/03/2016.Amanhã CURITIBA faz 323 anos.Uma menina charmosa.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário