MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

segunda-feira, 2 de abril de 2018

RESSURREIÇÃO



Começamos nossas histórias quando viramos SEXAS, ou SEXYS, como dizia a Mirinha. Estávamos todas na faixa dos sessenta. Tem muitas histórias dessa nossa fatia de tempo. A Mirinha não só agitava nossos dias, como tinha uma energia positiva empolgante e contagiante, não havia tempo ruim pra ela, que era capaz de transformar uma tragédia em razão pra defender uma causa ou manter o rumo. A dupla Bella e Mirinha eram presença importante e indispensáveis no nosso grupo. As duas tinham uma história de vida linda, infância, adolescência, fizeram família, política, profissão, se aposentaram e ficaram viúvas e ficaram nossas amigas. Sem mais nem menos, Mirinha teve um enfarte e morreu, assim como viveu, feliz fazendo bagunça. 
nacimiento_de_venus_fauvismo-by_chitsuya
 Desde que a Mirinha morreu, a Bella sumiu. Eu até achei que Bella tinha morrido com a amiga. 
Quando a melhor amiga morre, morrem junto as confidências, os segredos, os pensamentos compartilhados, aquela intimidade secreta. Com a melhor amiga só de olhar já se sabe o que está acontecendo.É um Universo compartilhado único, que vai embora com a amiga. Assim foi Bella com Mirinha. 
Depois de muita análise, psicólogos, psiquiatras, padres, curandeiros, Bella achou um geriatra que apertou seus parafusos. Resolveu voltar à vida. Voltar para nossa vida difícil de aposentadas. 
Ontem fizemos uma reunião para receber a ressuscitada. Por coincidência, Domingo de Páscoa, dia que Jesus resolveu provar que a gente não morre. 
Dia de festa de família, tivemos que inventar muitas mentiras pra juntar só as amigas nessa data. Sem poder dispensar o almoço de Páscoa com filhos e netos e coelhos e chocolates e celulares e whatsUpp, conseguimos nos reunir lá pelas 17 horas na casa da Bella. A Carioca, a mais entendida em rituais, preparou um roteiro de Iniciação - nesse caso, de Reiniciação, para marcar a volta da Bella às atividades. Quase dois anos sem Mirinha, quase todas nós já tínhamos resolvido essa morte súbita da amiga mais doida e alegre que tivemos, mas para a Bella foi o final dos tempos. A alegria da Bella, a realização da Bella, as emoções da Bella, a compreensão, as soluções, tudo da Bella estavam na Mirinha.
- Bella, você continua aqui, até Jesus ressuscitou pra mostrar que ainda há muita coisa a fazer. Está na hora de tocar violão de novo, de fazer churrasco e reunir a turma. E escrever.Precisas voltar a escrever. Amanhã tem aula, vamos estudar a psiquê, entender nossos traumas e desculpar o próximo enquanto está próximo. Quarta tem bolão e roda de samba, sexta tem curso de Top Model pós 60. Podemos até nos reunir no Tatu.
A Bella nos olhava como se fôssemos o próprio Cristo, estava pedindo um resgate da fossa que estivera enterrada. Seu olhar era um "como eu preciso de vocês". 
É muito interessante como as pessoas às vezes precisam de uma sacudida, de um empurrão - ou puxão. 
Pra isso, existem os amigos. Nem os familiares conseguem enxergar o que é uma depressão, acham que é frescura.E a Bella estava em depressão. Não era só tristeza.Não era frescura de idosa. Conseguimos a ajuda especializada de terapeuta, remedinho faixa preta anti-tudo, amigas unidas e resolvidas, Bella está de volta. 
A Mirinha nos mostrou o caminho de viver sem ter vergonha de ser feliz. 
Domingo de Páscoa.
 Renascer. 
Bella, bola pra frente.
Rumo aos 70.

Nenhum comentário:

Postar um comentário