MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

As Filipinas da Mirinha



Quarta-feira. Noite. Todo mundo amontoado na sala da Mirinha. Latinha e copos e gelo e salgadinhos espalhados em cima e em baixo das mesas. Netos discutindo porque a internet está lenta.
- Vou apresentar pra vocês algumas fotos que selecionei para mostrar como é o PARAÍSO! - Mirinha anunciou como se fosse apresentação do Globo Repórter e ela fosse sei lá, a Glória Maria ou o Cid Moreira.
- Essa televisão tem entrada pra IPad? perguntei. A TV da Mirinha é velha, ela não se liga em coisas-que-prendem-a-gente-em-casa.
Os netos correram, cada um quer saber mais que o outro. Sorte nossa, a TV não é TÃO TÃO velha!
- As Filipinas são um monte de ilhas que ficam perto da China, da Malasya, da Indonésia e da Austrália.
- Ah, é? Vovó, isso é aula de Geografia? Queremos ver as TUAS fotos. A neta mais velha preocupada com as horas, com o Instagram a mil...
- Estou usando toda a didática pra explicar de uma forma fácil pra vocês...
- Tá, mãe - o filho queria resumir a coisa toda. Passa.
- Então, eu fiquei em Manila, a capital, na Ilha de Luzão. A Família de Ramón...
- Quem é Ramón? - A tia,meio surda, que é vizinha, estava atracada num pernil de porco que não podia comer à noite e aproveitou que todos estavam entretidos...
- Alguém tira o porco da Tia Leleca, Tia, Ramón é o meu amigo do Chile, Mirinha continuou.
- Mas não estamos nas Filipinas? -com a boca cheia de porco, falou a tia, que é surda, mas não é burra.
- Conheci no Chile, Ramón é argentino, mora há anos em Manila e levou toda a família pra lá. Eu fiquei na casa deles, no dia em que cheguei fizeram uma festa dez vezes maior que essa festinha de domingo, de Dia das Mães, que vocês fizeram pra mim...
- Eu falei que ela ia achar defeito - a nora querida precisava espichar a conversa?
- Continuando - Mirinha falava como se só ela existisse - roupa de festa é um chiquê só, esta foto copiei do Google:

- Mãe, por que do Google? Mostra da família do Ramón. O filho já estava nervoso.
- Quem é Ramón?- a tia, de novo.
- Eu sei que é sarongue com rafia e soutien bordado com flores na cabeça - a outra nora sempre se fantasia de havaiana, acho que confundiu Manila com Malibu...
Resolvi intervir:
- Gente, se continuarem interrompendo, a Mirinha não fala mais...Eu sabia que isso não ia dar certo...



- Então, seguindo: Quem é rico mora perto da praia.Em casas assim:





- Tem muito pobre lá. Eles moram nos barrios.Os restaurantes dos barrios são os mais turísticos, servem muita carne de búfalo anão e peixes e frutas exóticas. A cerveja deles chama-se São Miguel, pois eles são católicos fervorosos. Ainda bem, pois todo mundo bebe e fuma. Milhões de igrejas católicas, os padres mandavam em tudo. Na Segunda Guerra, os americanos e japoneses destruíram tudo, mas os filipinos conseguiram ter o país de volta. 
- Vocês não sabem porque Filipinas é Filipinas? Eu sei! Foi homenagem ao Rei Felipe II, espanhol. Garanto que ninguém sabia... 
Mirinha fez uma pausa, os netinhos em coro fizeram "'OÓÓÓÓ".

- Manila é imensa, talvez do tamanho de São Paulo, gostei muito. As pessoas se reúnem para ver o pôr do sol, a gente nunca sabe quando será o último.
- Mamãezinha - o filho já estava abrindo a boca - eles olham porque é lindo, não por ser o último!
Mirinha ignorou o comentário. 
- Então, essa foi minha aventura.Quando vim embora, todo mundo ficou chorando. São 17 pessoas que deixei morrendo de saudades desta gostosona aqui. Se vocês me incomodarem muito, juro que volto pra lá.
( E eu juro que ouvi "volta,volta"bem baixinho...ainda bem que a Mirinha não ouviu).
Mirinha desligou a TV, bateu palmas e anunciou:
- Agora chega, vamos comer que ninguém é de ferro.E fotos são um saco, quem quiser saber mais, abre a enciclopédia. Ou a Wikipédia. A vovó aqui está com a garganta seca!
Foram palmas, assovios, novo ataque aos chocolates do Dia das Mães.E minha amiga toda orgulhosa pela apresentação. Diferente? Sim, mas CHATA, não! 

           Essa é a Mirinha. 4 meses em um país cheio de mistérios e histórias. Nunca vi uma pessoa reduzir sua viagem de 4 meses  em 6 fotos - quase todas retiradas do Google. As fotos dela, do lugar paradisíaco, da casa onde ficou, da família do Ramón, fotos do Ramón,  estão jogadas por aí, na máquina e no celular. "Üm saco ficar vendo fotos", diz a doida. 

Eu estava LOUCA DE SAUDADES da Mirinha! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário