MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

VIOLETAS

Nunca tive tempo para observar meus filhos pequenos fazerem as coisas de rotina. Anotar as palavras e frases e estórias do dia-a-dia. A minha rotina não permitia. Levantar todo mundo, todo mundo tomar café, todo mundo sair em cima da hora, escola, trabalho, essas coisas que fazem a vida. Nem me arrependo de nada, pois era necessário, hoje estão eles - os filhos - por aí, fazendo a mesma coisa. E sobra pra vó ter esse tempo sobrante, tão bem colocado pelo Papai-do-Céu, a vó que não tem mais o pique pra fazer tudo aquilo, e não precisa mais correr tanto, chegou a hora de ajudar o corre-corre dos filhos. Então, a filha com compromisso de trabalho, sobrou pra mim ter que pegar o neto na escola numa tarde e devolver no dia seguinte - um trabalho pra lá de prazeroso. E nesse outro dia, passamos no Mercadorama, eu e o neto,  para comprar uma florzinha - a mãe estava de aniversário. 
- Vovó, vamos combinar: é só uma florzinha! - ele já não quer mais saber de compras, já está muito grande, já tem 5 anos - CINCO!
- Tá, bom, mas vamos escolher uma bem baratinha - já fui avisando.
Ainda bem que as flores estavam novas, viçosas, o neto saiu direto às orquídeas.
- Essa não dá, é muito cara, e é muito exibida, qualquer coisa se quebra, é a mais cara...
- Vovó, ela parece que vai  pra festa!
- Te falei...É muito chic e MUITO cara! mas olha pra lá...Tem que ser de até dez reais...
Depois de uma breve e muito bem orientada pesquisa, eis que o neto vê as violetas. 6,96. Bom! Muito bom!
- Qual a cor? perguntei.
O guri olhou, pegou algumas caixinhas, violetas vermelhas, amarelas, azuis, ele escolheu uma lilás. Por sinal, muito nova, cheia de brotinho. 
- Por que essa? Perguntei.
- Está cheia de filhotinhos...Ele mostrou entre as florzinhas os brotinhos, ainda bem fechadinhos.
Saímos bem contentes, ele segurando a caixinha ornamentada com a violeta como se fosse um fino cristal. E assim foi na cadeirinha, no banco de trás, observando e perguntando e eu respondendo até o que não sabia sobre plantas, orquídeas e violetas. Na escola, avisei: "Não te esquece de dar a flor pra tua mãe, ela está de aniversário hoje". Quando minha filha foi, à tarde, buscar o guri,estava ele lá, com as violetas. Diz ela que ele foi até em casa com todo cuidado e deu algumas lições:
- Mamãe, você sabe? A orquídea é muito cara, nasce só depois de um ano, pode quebrar por qualquer coisa. Estas violetas são muito delicadas: precisam de água, mas bem pouquinho, se der muita água, vão morrer afogadas. Gostam muito de luz, mas não de sol forte, ficam muito queimadas. E precisam de ar, mas têm horror a vento. E tem mais: Olha só, quantos filhotinhos, vamos achar um lugar bem legal e cuidar bem deles!
Não sei bem se eu falei tudo isso. Mas é uma história pra mim. Uma lição: cuidado com as violetas e com o que se fala pra uma criança.

                                                  ( Segunda-feira:Começando a semana com a doçura do mundo!)

Nenhum comentário:

Postar um comentário