MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

PÃO COM BANHA

Interessante, diferente, uma nova experiência. Em plena quarta-feira, lá fomos nós a Nova Polska. Bem pertinho do centro de Curitiba, a colônia polonesa fica em Campo Magro, BR 277, pertinho de Campo Largo, 8 KM de Santa Felicidade. Pegamos o ônibus em frente ao Shopping Curitiba ( dois ônibus, com a Denise Excursões) e foi um passeio inesquecível. Pelas pessoas, mais que pelos lugares visitados.
 Que turma divertida, muitas colegas da hydro do Paraná Clube, e QUE DISPOSIÇÃO! Um turismo rural, com visitas a sítios com plantações de moranguinhos, alface, cebola, conhecendo pessoas que produzem pra nós, na cidade, podermos comer, conservas e geléias, e o trabalho com as flores, ainda muito novinhas, é uma atividade desgastante, mas eles são tão felizes e nos receberam tão bem! Um orquidário,muito grande,também visitamos. 
 Nova Polska( Nova Polônia ) funciona com restaurante  conservando a casa quase original, comida típica polaca - um bufê de encher os olhos - e a pança! Desde sopa de beterraba a pierogue, muito porco! e muita salada com repolho azedo e maçã agridoce-adoro!
Entre passeios de charrete com dois cavalos muito malucos - como correm, parecia que a carroça ia virar - a curtinha viagem de trenzinho puxado por trator e outro passeio numa chalana - tudo muito engraçado, simples, assim,  e tão divertido, pois a turma não tinha preguiça - nem todos, eu fiquei algum tempo descansando em caramanchões, ouvindo uma portuguesa cantar bem portuguesa, que emociona demais. Até piadas e até baile, com música bem polonesa! Nem  meu joelho estragado doeu...

Uma curiosidade e surpresa, quando fomos à matriz
 de Campo Largo, uma baita igreja com arquitetura
     moderníssima, acho que era de Conceição ou São Miguel, para visitar também o museu, tinha tanto carro e ônibus e...um carro funerário! Uma missa com corpo presente - e nós lá, descendo do ônibus, tagarelando, até enxergar o caixão - diz-que era de um pároco ( devia ter dado muito dinheiro pra igreja) de 84 anos,muito conhecido - tinha um monte de gente .Então, até velório assistimos...Igreja nunca falta, ainda mais nas colônias, o povo veio pro Brasil à procura de ouro e vida boa, mas tiveram que desmatar a facão para conseguir morar...
 A primeira coisa era construir uma igreja, onde tudo acontecia. Esses poloneses contaram que fugiram da guerra na Europa e aqui encontraram terra, trouxeram família e hoje muitos foram embora, mas ainda tem muita gente na colônia. Brava gente, que agora já é brasileira!Nova Polska, o restaurante-sede da bagunça - ficou bem marcado, histórias da família Antochevis,e um dia diferente em nossas vidas.
A cada dia, descubro pessoas com muitas histórias, gostaria de falar de cada uma, quem sabe...
 Pois são elas,  as pessoas...Um cientista-filósofo( todo cientista É filósofo) disse que "Não importa quanto você tem, importa QUEM você tem" . É por aí. Com pessoas de astral muito bom, estava tudo bem, as filas, nos perdemos na estrada, os borrachudos, nada tirou o bom humor. Numa próxima, com certeza, estaremos juntos.
MAS...E o pão com banha ? Faltou falar do Café da tarde...Tinha até o quê? PÃO COM BANHA!E foi só bagunça, lembranças de quando a gente levava de merenda pra escola pão com banha, e quem não tinha ficava morrendo de inveja!Eu maneirei mas comi! Eta, coisa boa!Banha temperada com torresmo! Ai, ai,ai, assim vocês me matam...
 
Mais fotitos...Não dá pra pôr todas.
 Poloneses, os nossos POLACOS ( antigamente, Polaco era pejorativo, depois do nosso Papa Polaco, ficou tudo bem) são um povo muito devoto que nos deu quem sabe o maior PAPA, João Paulo II - o Peregrino da Paz, vejam o lugar das orações como a avó dos atuais proprietários usava:
Não podia faltar o poço, agora desativado. Quanta água deu a essa família...
A casa pintada com cores fortes, muita flor, muito crepon...
                                                                            
                                                                     E o passeio de chalana...Tem peixe, pesca e paga!


Então tá...Até a próxima...


2 comentários:

  1. Aiii q delícia ler e sentir você vivendo estas aventuras!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mimosa da Tity, so tão feliz em saber que continuas comigo nas loucuras...

      Excluir