MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

quinta-feira, 14 de setembro de 2017

IGNORÂNCIA X CONHECIMENTO

   
algumascoisas.blogspot

Estava eu num grupo de estudo de Espiritualidade. Especificamente estudando A DÚVIDA.Isso mesmo.
                Há um livro de de Jennifer Michael Hechtu     ( eu já tinha andado pela sua Histoy of Science e gostei) com esse título, A DÚVIDA   e nosso mestre nos propôs duvidarmos... da dúvida. Há três anos estudamos Espiritualidade e quando achamos que estamos sabendo surgem novos fatos que nos entusiasmam. Quanto mais se aprende, menos se sabe.                                                              
                O que mais me deixa sacudida são as participações de meus colegas, que, dentro do tema do dia colocam citações, fazem depoimentos, contextualizam o momento atual em toda uma História. 
                Andávamos dando umas viajadas pelos filósofos gregos, descobrindo algumas ideias que nos tinham passado despercebidas, agora com nova visão. Com dúvida.
               - Quanto mais eu aprendo, menos eu sei - pensei em voz alta.
               - Por isso, é melhor viver na ignorância - alguém falou. As pessoas não precisam pensar, é só comer, beber e rezar.
                - Eu prefiro beber...
                O  humor  sempre relaxa a seriedade da aula. Tem sido assim. Por isso, é bom.A ideia passa a ser concreta. Então...é a DÚVIDA: Conhecimento X Ignorância.
                Puxamos exemplos do dia a dia, a vida como ela é.  
              "Como é bom viver na ignorância.
              Quanto mais sei, mais burra eu fico.
              É mais difícil viver no conhecimento.
              Pessoas que vivem na ignorância são mais felizes. Não se preocupam com a existência. Apenas vivem.
               Tem que conhecer para ser livre."

 A dúvida afrontando nossa curiosidade. 
               Resolvi me embrenhar numa análise curiosa, sem pretensão de aprofundar na discussão filosófica. Afinal, meu chão firme  é Literatura. Mas adoro os gregos. Sempre atuais. 

Gravei Aristóteles quando dizia que
                * o conhecimento vem do espanto admirativo 
                *  a ignorância provoca o encantamento. 
                                               . . .

E a mulher traída? Se não sabe, continua encantada com o safado.Ignorância provoca encantamento. Se descobre, tem que tomar uma atitude. Espanto admirativo.E agora? É um exemplo brega, porém é simples assim. Porque o conhecimento liberta. Tudo o que acontece depois, não tem mais dúvida. Será? 

O problema não é o problema, o problema é a tua atitude na frente do problema ( essa foi a Edith que me trouxe).O que será melhor para aquela traída? Ignorar ou esclarecer?Que atitude irá tomar? 
DÚVIDA!


Lembrei da Mirinha,minha maior querida e eterna amiga, quando comecei na Espiritualidade:

- Pra que vocês querem perder tempo com isso? Estudar religiões, filosofias, histórias, políticas?
Já estão aposentadas, vão passear. 

TAÍ no que dá estudar A DÚVIDA! Saudades da Mirinha. 

4 comentários: