MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

domingo, 1 de janeiro de 2012

A RESSACA DA VIRADA

  Adeus Ano Velho! A casa bem cheirosa, limpar os cristais e os talheres, velas navegando brandas águas das taças, afinal, o 2014 será também o Ano de Iemanjá, a Rainha das Águas, cobrir as mesas e mesinhas de toalhas azuis, serve até um mosqueteiro que o filhão ocupou na Amazônia de mosquitos, tudo azul! Bebida gelada, pratos cheios, começa a "animula vagula blandula", hora do banquete!
  Salgadinho vai, coquetelzinho de frutas, croquetinho pede uma cervejinha bem geladinha,telefone dos parentes de longe, a ceia traz camarão, salpicão, etc.,não tem mais inha, agora é cerveja,vem strogonoff e um vinho, aí entra o porco e já passou para a ceva, já todo mundo falando alto, alguém fala em servir profiteroles ou sorvete com calda e rolinhos, urras das moças(?), vaias dos rapazes(?),mais ceva( nem é mais cervejinha).
  Foguetes lá fora, aumenta o som aqui dentro, todo mundo gritando, ou conversando, ou discutindo, religião, futebol, política,olha a TV pra dar a contagem regressiva, as crianças querem desenho, alguém quer música, o banheiro ocupado, a vovó se urinando, "olha o cachorro lambendo o porco",e afinal chega a meia-noite! Todo mundo se abraça, beijos, FELIZ ANO NOVO! Uma confusão com taças vazias, um genro tentando abrir o champagne, salta a rolha e ele se sente um campeão de fórmula um, espuma, brindes,tim-tim,"espera a foto", "não toma isso, guri, pega teu suco"!
  Ufa! Chegou o ANO NOVO!O povo senta na sala e começa uma guerra sobre que programa de TV ou música ou desenho! 
  Enfim, os coroas( filhas e genros) resolvem ir pra balada. Graças a Deus! Posso ver a Globo! Cachorro e neto é muito tranquilo, nenhum está bêbado, só a vovó meio tontinha...
                    1º de janeiro de 2014:
                          ANO NOVO!
"Não fala alto", "tem um sal de fruta?", "quero morrer", "quem era aquele chato, no boteco?", "que chato, era teu amigo", "não tinha táxi", "desliga essa TV", "nem bebi muito",...
  Quem aguenta esse novo dia do novo ano...
  E um após outro, o Ano Novo é sempre muito bem marcado e muito igual.
  Não ganhei a megasena da virada. Tudo na mesma. Mas é sempre uma alegria em ver a família:
                    
             É a RESSACA DA VIRADA!


  O almoço com tudo que sobrou mais uns reforços... Muita Coca-Cola. Até os profiteroles são devorados. E recomeçam as discussões sobre a noite do Ano Velho! Quem fez o quê, quem lava a louça, dói a cabeça...Foram-se com os fogos os abraços e beijos e os melhores votos para um novo ano muito melhor. De repente, foi-se também a magia do novo. Começou tudo novamente.Agora vem carnaval, Páscoa, 7 de setembro, Eleições, Califórnia, Natal e...acabou o ano!
Animula Vacula Blandula: 
 petite âme vague, douce; a pobre alma voando doce; bacanal, comilança...
(Atualizado para 2014)

Nenhum comentário:

Postar um comentário