Quando o médico diz: " Tem que se internar para fazer todos os exames num mesmo dia, é mais fácil, não tem aquela coisa de marcar e se locomover pra cá ou prá lá, dependendo de onde é o laboratório. "
É. A coisa pegou.
Quem procura, acha. Isso eu ouço desde pequena, com meu pai e minha mãe que nunca faziam os exames, sabiam que eram eternos. Mas não eram.
E hoje, a Mirinha me ligou, depois de um tempão de tranquilidade - pra mim- andava viajando por aí, com filhos e netos, eles de férias, ela de vó para ficar com os netinhos enquanto os filhos iam para as baladas de sábado à noite.
- Sabe, fui ao médico, exames de rotina, o médico me mandou ficar internada semana que vem, tenho que fazer muitos exames, um dia todo, mais fácil pra todo mundo, fico no hospital, me deixam de manhã, me buscam à noite, meus filhos começaram a trabalhar depois dessas férias, não vão ter tempo de me levar pra todo lado,netinhos na escolinha, só que eu não sinto nada, eles acham que estou com câncer ou algo parecido, ninguém disse nada, mas eu leio no olhar.E se eu estiver com essa doença? Faltar ao trabalho, eles, cada vez que tiver quimio, eu vou vomitar, cair o cabelo, meus netos vão se apavorar,a vó sem poder caminhar, comer, beber...
- Puxa, Mirinha, podes ser mais otimista? São só alguns exames,de repente, estás grávida...- Minha vontade era de chorar. Mirinha somatiza tudo ao redor. Se ela decidir que está com a doença ruim, vai ser fogo. Não imagino Mirinha dependente.
Amanhã, vou convidar minha amiga pra um churras com ceva. É claro, REDUZIDO.
Seja o que Deus quiser. Mas não é fácil.
A vida começa aos 60 anos. ATUALIZANDO...a vida começa aos 74. Agora, já estou com 75. A pandemia do Corona Vírus passou. A COVID se transformou em doença, que precisamos tomar vacina todos os anos, o vírus se transformou em coisa igual sarampo. POR ENQUANTO, estou escrevendo, copiando crônicas que escrevi nesses tempos de estranheza numa realidade de idosa. QUANDO eu ficar velha, talvez não tenha vontade de escrever mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário