MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

terça-feira, 26 de julho de 2011

O QUE É " UM HERÓI"?

Uma pergunta antiga. Então, vai diferente: Quem conhece um herói de verdade? Eu conheci. O Adão. Quase um século se vivesse ainda.Deixou uma história difícil de resumir, vou tentar. Criado por ricos parentes como parente pobre, teve que se virar pra marcar seus gols. Ajudante de açougueiro, pegou a profissão. Lutava boxe, integrava a turma das regatas no Rio Uruguai, homem lindo de morrer e fortão tinha muitas fãs. Apaixonou-se por Zoé de La Vega, parente do Zorro, e a família convidou-o a casar com ela - a Zoé, a mais linda da cidade - teve que atravessar o Uruguai de barco para casar em Passo de Los Libres - cidade argentina - pois sete noivas estavam em frente ao cartório, esperando para tirar a pele dele. Começou nova fase, açougueiro assalariado, fazia uns bicos de pedreiro-virador-de-massa, na época da 2ª Guerra, ele construiu a Ponte Internacional Brasil x Argentina, em Uruguaiana. Em quatro anos, 3 filhos. Precisava de mais trabalho. Montou uma oficina de conserto de rádios que em seguida virou loja de rádios, lâmpadas, bicicletas. Tinha espaço, no terreno que comprou na esquina da 15 com Julio de Castilhos, diagonal com a Vila Militar. Distribuía carne na Vila,para coronéis e generais, atendimento de 1ª, toda cidade comprava carne do Bellagamba.  Também aproveitou o terreno para montar uma outra oficina, dessa vez, de  chapeamento e pintura de carros. À noite, instalava microfones nos comícios, o horário político da época, muito mais interessante que o de hoje na TV. E a filharada trabalhando junto - até hoje não entendo como o Adão fazia tudo isso,ERA TUDO NA MESMA ÉPOCA! o dia dele tinha mais horas...Aí vai a foto de um trabalho: "LA MARIMBA" -à noie, uma apresentação, microfone e aparelhos de som- à bateria! - do Adão ( a Zoé e filha mais velha acompanhavam...Data? Arrisquem: analisem as roupas...o Adão está de terno branco, camisa e lenço pretos. A filha mais velha e a Zoé à mesa.


Criou "A Voz da Fronteira", no início, uma Modelo A, camionetinha, depois uma Kombi - vai a foto aí, e nas ruas eram os melhores locutores da cidade a fazer propaganda das Pernambucanas, Jaraguá, e tudo que havia na cidade.
                                          ( Minha irmã Sonia, a preferida)
Aniversário ou de qualquer data era motivo de festa, e tinha roda de samba com os Fuzileiros cariocas, serestas com o grupo Serenata- violinos e tudo - gauchadas com gaita e churrasco . E vinham mais filhos. E mais namoradas, escondido da Zoé. O Açougueiro comprou a firma em que trabalhava. 24 postos de carne na cidade. Muitos empregados, muitos caminhões para distribuir carne, o homem tinha uma visão de comércio e sabia comprar um boi, só no olho dizia quantos quilos pesava o bichinho. Tirava o talão de cheques e pagava ali mesmo, antes de levar a tropa para abate. Final de ano eram 500 cordeiros só pro Natal. E nas festas da MUC os empregados tinham churrasco, bebidas, doces, presentes pra toda a família e ganhavam cestas de alimentos. 
Os netos já faziam bagunça...
A MUC - Marchanteria Uruguaianense de Carnes Ltda - ele,a Sonia, o José Pedro, o Candido ( filhos e sócios) - mais 5 oficiais - Gladis, Zora, Vera, Olavo, Gina e Adão e 2 da outra. Década de 70 o Adão inaugurou o Supermercado Bellagamba - o Corujão da Cidade - abria às 6 da manhã e fechava meia-noite - já era proprietário rural e muitos imóveis na city.
Os 9 filhos da Zoé e do Adão andam por aí, lindos, famílias lindas, mas nem perto do HERÓI que conheci.Um único defeito: mulherengo. Afinal, ninguém é perfeito. 57 mulheres, escondido da Zoé, ela,sempre apaixonada! 
Tem muita história ainda, depois eu conto... Hoje é o dia de um HERÓI de verdade.
 Que homem trabalhador!Exemplo de garra! Fascinante! Alegre!Temperamental e instável - como todos os heróis.
                                                         Hoje, só conhecemos super-heróis de mentirinha. O meu HERÓI é de verdade.E o amor é eterno.
                                               MEU PAI, MEU HERÓI!
                       Até parece o coronel, festinha na casa do Adão e da Zoé, ele de BEM AMADO...
                             26 DE JULHO - FERIADO EM URUGUAIANA, coincidência...
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário