Elas, as de verdades, são peculiares, sensacionais, aterradoras,amigas, perigosas, apaixonantes, antigas, frágeis, poderosas... Mas a comparação é com GENTE.
Sem dúvida, o tronco - a família - é a base da nossa árvore. Mas cada um de nós também é tronco. Tenho uma cunhada que chama a outra cunhada de tronco. Ela não gosta. Acha que tronco é uma coisa muito cansativa. Imagina, ter todo o peso de galhos e folhas e frutos, e quando inventam de cortar a árvore, como é que fica? Ou quebrar o galho... Comer a fruta - antes da hora... As folhas são insensatas, elas se movimentam de acordo com a estação, quando tudo é sol, dinheiro, saúde, e festa, tudo bem bonito, as folhas surgem viçosas e muitas, é só chegar um friozinho ou uma doença, ou falta grana, a coisa fica feia, tudo voa pra longe, pra adubar outro tronco mais jovem, mais rico, mais importante, mais saudável.
Por isso o que vale mesmo é A MÁGICA DO INSTANTE. É curtir o momento seja qual for, é muito sem graça ter somente a festa com comida e bebida. É diferente e muito bom curtir o pasto e a água, de vez em quando aquela dorzinha da falta, e vem a saudade do algo que aquela pessoa deixou e de alguma coisa que levou. Duas Almas. A MÁGICA DO INSTANTE. De Alceu Wamosy, poeta uruguaianense, início do século XX, um soneto que diz tudo. Desculpem se não for bem,bem, veio só da memória.Não é nostalgia, não. É viver a mágica deste instante de poesia.
Duas Almas
Alceu Wamosy
Oh! Tu que vens de longe...Oh! Tu que vens cansada
Entra, e sob este teto encontrarás carinho
Eu vivo tão sozinho e nunca fui amado
Vives sozinha sempre e nunca foste amada
A neve anda a branquear lividamente a estrada
E a minha alcova tem a tepidez de um ninho
Entra, ao menos, até que as curvas do caminho
Se banhem no esplendor nascente da alvorada
E quando a luz do sol dourar esta estrada
Sem fim, deserta, imensa e nua
Podes partir de novo, ó nomade formosa
Já não serei tão só, nem irás tão sozinha
Há de ficar comigo uma saudade tua,
Hás de levar contigo uma saudade minha.
Então... É a MAGICA DO INSTANTE
Por anos, décadas, séculos, a idéia é a mesma: o momento, duas almas, a poesia é o alimento das almas. A MAGIA DO INSTANTE. Quem sabe identificar cada segundo, é muito, muito feliz. Quantos galhos, quantas folhas, quantas frutas, quantas árvores...
Duas Almas. TUDO A VER... A CADA INSTANTE, TUDO PODE MUDAR... ( isso dizem na TV e na rádio - pois é verdade, daí...)
FRONDOSA - Quem não tem uma dessas? Sombra, abrigo pra todo mundo...
LINDA! A beleza é tão passageira...
SAFADA - Deixou instantes tórridos...
ATERRRADORA - Sem dúvida, respeitável.
BELEZA APRISIONADA - É. Sufocada pelo amor...
Nenhum comentário:
Postar um comentário