A vida começa aos 60 anos. ATUALIZANDO...a vida começa aos 74. Agora, já estou com 75. A pandemia do Corona Vírus passou. A COVID se transformou em doença, que precisamos tomar vacina todos os anos, o vírus se transformou em coisa igual sarampo. POR ENQUANTO, estou escrevendo, copiando crônicas que escrevi nesses tempos de estranheza numa realidade de idosa. QUANDO eu ficar velha, talvez não tenha vontade de escrever mais.
quarta-feira, 26 de agosto de 2015
SANTO EXPEDITO
- NÃO EXISTE!
Foi bem assim que o professor falou.
A turma toda de boca aberta.
- Como "não existe"? A colega estava indignada.
- Não existe. Não existe, simples assim. - O professor continuou, fazendo suspense.
- Eu fiz um pedido de uma causa difícil e ele me atendeu, mandei imprimir mil santinhos e distribuí - falou a colega indignada.
- Não existe. É só olhar a lista de santos da Igreja Católica. Não existe.
O professor continuou, com aquele ar de sabedoria, e nós, alunos, tudo ignorante, insistindo:
- Mas tem imagem, tem até Igreja de Santo Expedito.
- E eu tenho um Santo Expedito Pai e um Santo Expedito Menino, tá lá em casa, tudo que é coisa difícil, rezo pra ele.Dei pra minha cunhada, o marido dela era Expedito também. É um santo italiano.
- NÃO EXISTE! - O professor começou a ficar vermelho.- É como o São Longuinho. Dá três pulinhos. Isso é uma bobagem.
Um murmúrio na sala. Pessoas muito educadas ou teriam saído na porrada, onde já se viu, "eu também já resolvi um problema de cartório com a ajuda do Santo Expedito"a Mirinha tremia de indignação - "professor, prove que meu santinho não existe".
- Então, A COISA FOI ASSIM: Naquela época, a igreja da França mandou pedir para a igreja de Roma as ossadas de santos para montar um oráculo, e o guarda italiano responsável pela remessa escreveu abaixo da relação dos ossos dos santos: "EXPEDITO pra França". Foi assim. E algum burrinho entendeu que era mais um santo. CAPICE? Vocês olhem bem a relação de santos. Santo Expedito NÃO EXISTE.
Mirinha já tem uma teoria: "O dono de uma gráfica estava mal das pernas e inventou o santo só pra vender santinhos do santo armênio que não existe". Caiu na boca da Mirinha, pobre santo!
(E agora, com que cara vou dizer pra cunhada que o Santo do marido dela não existe?)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário