MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

domingo, 25 de setembro de 2011

DINHO

O Rock in Rio tem lá suas falhas, gente que não devia estar lá, gente chata tocando, banda ruim se apresentando...Mas não dá pra deixar de reconhecer que é um BAITA festival, quem gosta de rock queria estar lá ou está lá.
Quem viu o primeiro Rock in Rio - eu - tem uma lembrança muito presente de uma grande festa, a orgia dessa música barulhenta que mexe com todos os nossos sentidos. Nina Hagen - uma alemã - marcou muito por ser diferente, exótica, uma surpresa para os mais comportados - se é que existiram...E libertou as mulheres para colorir os cabelos...entre outras coisas.
 Foi delirante, o primeiro.
E agora, faltava algo. Até chegar Capital Inicial. Não é bairrismo, mas nossa banda ARRASOU!
DINHO levantou o povo. "Nunca confie num político". Coragem. E ofereceu "Que País é Esse" ao Sarney. Nem precisa explicar. Falou tudo.
Dinho. Passou energia, fez até quem estava à frente da telinha vibrar.
Ainda bem. Não vamos ficar na saudade.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Meus Gêmeos

Eu tenho irmãos gêmeos.
Não é todo mundo que tem.
Eu tenho irmãos gêmeos.
Não é todo mundo que tem
E eu os peguei, assim, tão pequeninhos,
Duas coisinhas mimosas
Meus bonequinhos de ouro.



Eu tenho dois irmãos gêmeos: um, é ela, outro é ele.
São gêmeos
Eu morro de ciúmes, eu queria que meu irmão mais velho um ano que eu
fosse gêmeo meu

Mas eu tenho irmãos gêmeos
A Gina e o Adão.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Um Dia Lindo de Primavera

A Primavera apareceu com risos de crianças, jardins remexidos, gente saindo pra rua, assim como o Sol que resolveu dar umas de resplandecende de vez em quando, parece que está empurrando o nublado que teima em ofuscá-lo. É nesses momentos que dá uma vontade de sair sem destino, mesmo que em casa haja tanto a fazer, aquelas tarefas que ninguém vai sentir se não forem feitas. Por que essa necessidade de arrumar tudo, todos os dias, num eterno levanta-arruma-deita-desarruma... Como faz falta uma camareira...Ainda moro num hotel.
Tô revoltada? Tô.
Sabe o que mais? TÔ SAINDO!!! Tem uma feirinha noturna em que tem desde verduras e legumes a comida mineira, pamonha, pastel,acarajé,  churrasquinho , empanadas criollas,bebs,  enfim...E é bem pertinho. Farei meu dever de ir a pé, no Dia Mundial Sem Carro! ( Quê? Não sabias? Hoje ninguém pode sair de carro...)
Até parece o Dia Mundial Sem Cigarro...Quem cumpriu?
 Que não inventem o Dia Mundial Sem Sexo...esse não vai pegar...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O PODER DO ÓCIO

                                                                                     Dali - O Mestre
                                                                               
Meus dias se esvaíram pelos meus dedos. Dois dias, semanas, onde estão minhas miragens? Perderam-se fora da história?  Coisa muito interessante isso, o ócio. O que é ÓCIO? É preguiça. Estado de quem faz nada.
Tem o inverso. Parece quando estava na faculdade, dias cheios de pesquisas, encontros, discussões, emoções, fúrias, tanto trabalho, ainda oito horas de expediente no emprego, também frustrações e realizações; o dia era pequeno para fazer tudo. Então vinham as férias. Ócio. Ócio? Um mês de levantar às dez, café, família, praia, ceva, churras, sexo drogas e rock and roll. Um dia muito cheio e a noite, mais ainda. Fim.

 Voltar pra rotina: faculdade, trabalho, acordar cedo, que dificuldade! E TER que escrever a monografia. Só quem passa por isso, sabe. A cabeça está oca. Não sai uma linha.
É isso. O poder do ócio. Quem passa por isso, sabe.
Escrever. Mas está tudo branco. Ou preto. Vazio. Ócio.

domingo, 4 de setembro de 2011

BOMBAS PELA PAZ?

Hoje é curto e grosso. Ouvi no rádio, achei tri, preciso repassar, como tem palavra politicamente incorreta, não foi para o Face. Mas tem muita verdade. A OTAN bombardeando por aí, defendendo a Paz, matando crianças, velhos, mulheres, homens... Disse o locutor, não me lembro o nome, nem sei se a frase é dele:
                             " Bombardear pela PAZ é como trepar pela VIRGINDADE!"

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

MOMONAVE

Tinha o nome de MOMONAVE a nossa Belina Branca. Por causa do Momoso. Não sei por que chamavam ( e no Brasil ainda ) de Momoso. Talvez porque o pai estivesse sempre presente onde o guri se apresentava, nas Olimpíadas Metodistas, na oratória, nos jogos... só quem participou sabe o que era uma Olimpíada Metodista...E o Instituto União de Uruguaiana, hoje com quase 150 anos, era a 2ª casa da família, avós, pais, tios, primos, e o Momoso lá, as irmãs eram as Momosas...Os amigos e amigas saiam do União e atravessavam a rua Tiradentes (e atacavam minha geladeira), e eram muitos os unionitas que passaram por lá, todos amigos, uma coisa inexplicável de bonita!  O guri cresceu, saiu por aí...
Estudando, "parlando, parlando",jogando basquete, muito rock,heavy metal e se quebrando no futebol, torcendo pro Grêmio, como o pai ( putz), estudando e fazendo muita festa. Uma portoalegrense pegou o fronteiriço, e o mundo ficou pequeno, uma filha americana, um filho australiano, e nós cheios de saudades desses nossos grandes amores. A MOMONAVE não existe mais, também, era 1980... Mas eu já descobri que ele está criando outra camionete, uma Honda, tem até goteira, mas como um bom BASCO, não troca a bichinha. Como será o nome dessa? Não sei. Mas o que sei é que sou doida por esse guri quarentão e pela pequena amada família dele. Até o Armandinho fez uma música que eu pedi: " Quando Deus te desenhou, Ele estava namorando, na beira do Mar!" Verdade!

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

SOPA DE GARFO

Hoje não dá pra comer sopa de garfo. Sopa é creme, um líquido mais ou menos espesso. Antes, até que dava, tinha desde batata a carne, e tinha caldo, muito caldo.
A Mirinha me ligou de novo. Foi ela que refletiu sobre a sopa de garfo. Anda com saudades da infância, dos irmãos, das refeições em família. Dos filhos na hora da mesa, contando as peripécias da escola e dos jogos de vôlei e basquete e das festas, dos barzinhos... Os filhos da Mirinha sempre gostaram muito de festas e esportes.
" Sabe - falou a Mirinha - agora só querem computador. E dinheiro. E trabalho. Se eu falo qualquer coisa, é pra me arrepender, de repente, não sei mais nada, estou OFF."
- Olha só, Mirinha: Não estás OFF ( viram como a Mirinha está moderna? OFF...) , nem IN,  estás é muito  chata. Vê se para de pensar só neles. Em vez de tomar sopa de garfo, vai nadar de poncho contra a correnteza, tá?Estás parecendo a Salomé, do Chico Anísio. E olha que o Chico já morreu e não se deu conta...
Olha pra frente, guria! Vai fazer Naturismo com meu amigo Norbert.
Não é Nudismo, Mirinha. É Naturismo!
Vai uma dica de lugar abençoado: Vila Velha, no Espírito Santo. Praia: Guarapari. Tudo de bom. Se não der certo, ainda te resta o Sermão da Montanha, tá legal?