MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

UM NOVO OLHAR DO CINEMA


Não  sei se é novo. Mas como está na moda, Hollywood não podia ficar de fora do escancaramento das injustiças contra as minorias. Bom,muito bom, no momento em que o cinema volta com força depois de estar ameaçado pela mídia da telinha e da internet.
A humanidade está se humanizando à força, parece redundância, mas é isso mesmo. Caem as vendas, libertam-se as palavras, denúncias surgem sem medos, pessoas assumem identidades.
Estupro de mulheres, pedofilia em nome de deus, estupros até na universidade, perseguição à imprensa investigativa, exterminação dos índios, a força da natureza sobre o homem, afloramento de tendências, pessoas se assumindo, visão do futuro, temas diversos e variados. A busca da perfeição. Tudo de bom pra nós, mortais. O mundo fica mais interessante. Arte em alto grau.
Mas o que mais nos chamou à consciência foi a força da quebra dos conceitos. Não dos preconceitos. Dos conceitos, mesmo. Negro, gay, mulher, jovem, criança,velho, homem, todos desnudados, falando naturalmente, numa guerra diária contra a discriminação e contra a violência.
28/02/2106
Do meu filme preferido, O Regresso, preciso registrar a palavra do diretor, mais ou menos assim:
"...chegará o dia em a cor da pele será tão importante como o comprimento do meu cabelo".
E o Leonardo di Caprio chamando o mundo para a força da natureza e para a tragédia do nosso Planeta: O Aquecimento  Global. Que adianta ficarmos discutindo conceitos e preconceitos? Vamos todos pra mesma vala de terra de fogo, sem água, sem ar. E os de baixa ou nenhuma renda vão sofrer muito mais. Parece impossível?  Mad Max.  
 Estamos todos morrendo a cada dia um pouco, e o di Caprio clamou: se os pesquisadores, os cientistas não tiverem vez e voz, o nosso mundo vai acabar soterrado pela ambição dos poderosos. Leonardo não levou apenas o Oscar. Levou o respeito de todos nós. 
Parece que a cerimônia do Oscar deixou de ser apenas um tapete vermelho.


imagem galeriaumbanda.colorir.com

domingo, 28 de fevereiro de 2016

SABEMOS O QUE É DEMOCRACIA?



Não. Não sabemos o que é DEMOCRACIA.
Queremos ser livres. Fazer o que dá na telha. Não é assim.Tem o outro. Os outros.
Na Democracia, elegemos UM representante pra nos representar, com a maioria dos votos=50% + 1, é o POVO que vota, todos nós, brasileiros. Mas se o eleito não é do nosso partido, nós somos oposição feroz.
Não reconhecemos a intituição que é o ou a presidente( PRESIDENTA não existe). 
Desde pequena( e faz tempo) eu vejo isso. Desde o tempo do Getúlio acompanho a política. Adoro política. Somos todos políticos. Getúlio se matou porque não aguentou a perseguição da oposição nem a traição de seus compatriotas. Tinha vergonha. 
A ditadura veio para restabelecer o caos, mas foi um caos na nossa vida, ninguém mais sabia o que estava acontecendo.O país progrediu à custa do sangue do povo. 
Voltou a democracia! Coisa boa, podemos ser livres. Elegemos mais uns quantos presidentes. Não é um partido, é uma pessoa. 
Aí...é aí que está a confusão...
Elege-se um presidente, não um partido. Mas tem gente que não sabe.
Só pra exemplificar minha linha de pensamento: Nos Estados Unidos da América republicanos e democratas brigam em todas as eleições.Antes, até entre os do próprio partido. Quando o presidente é eleito, acabou a briga. É o Senhor Presidente.Não é mais um partido. É uma instituição, e como os americanos defendem tudo o que é deles, não é à toa que são a potência do mundo. O povo defende seu presidente com unha e dentes, é "O meu presidente", como se fosse um rei, quase um deus.Nem preciso citar nomes, cito apenas o atual, Obama. E se o presidente fizer algo errado, é julgado e, se criminoso, vai pra rua, lembram do Nixon? Simples assim.E depois que o presidente não é mais presidente, ele LEVA o título; será sempre presidente. O cargo é respeitado eternamente. Democracia. Tem leis. Poucas e obedecidas.
Nós, neste país abençoado por Deus e bonito por natureza, ou somos situação ou oposição. O presidente se for do meu partido é santo, se for do partido da oposição é safado. Desde o resultado da eleição.Sai o resultado da última urna e o circo já está armado.Desde os tempos do PTB, PL, UDN,PDT. MDB e ARENA. E agora nem sabemos mais quantos partidos e quem é de onde... 
Se o presidente for UM PARTIDO,voltamos à ditadura...
É mania, cultura: Criticar tudo e todos: Família é chato, propriedade é ofensa, religião é lavagem cerebral, educação não é preciso, segurança é opressão, o legal é ser do contra.Quebrar as estruturas.Generalizamos: empresário é aproveitador, favelado é bandido, político é corrupto, e por aí vai...E tem quem trabalha, que continua dando duro, pagando os impostos bem certinho, se rico ou pobre ou remediado, fazemos o país andar. Somos a maioria.
Quem sabe, os partidos se concentram em limpar a própria casa, tirar as ervas daninhas para fora da política e deixar o ou a presidente nos representar. Com o povo todo, não apenas com um partido.
 À oposição, cabe fiscalizar e participar, afinal, temos três poderes que sacramentam a nossa democracia. Legislativo, Executivo e Judiciário. Que nos representam. Este é o nosso país.Deixemos para a Polícia fazer seu trabalho e prender os criminosos.Nós, os eleitores, queremos honestidade de quem elegemos.Eu tenho presidente, governador, prefeito. Senadores, deputados, vereadores. Escolhidos pelo povo. Ainda não tenho partido, hoje. Eu sou o povo.

Na democracia nós precisamos defender e respeitar as instituições. Precisamos lutar contra a safadeza, denunciar os aproveitadores, defender a ordem da sociedade. não votar em quem nos traiu.
Ou não precisamos mais de pessoas. Votaremos apenas em um partido. Nem precisaremos votar. Quem for mais forte, mais poderoso, vai mandar em todos nós. 
Só pra lembrar dos "partidos"que se intitulavam comandantes do povo: bolchevistas, facistas, nazistas,...ditadores - e como existem! Não merecemos. Brasileiros somos da paz. Meio confusos, neste momento. É o que temos pra hoje.



É bom rever conceitos:

O que é Democracia:
Democracia é a forma de governo em que a soberania é exercida pelo povo.
A palavra democracia tem origem no gregodemokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.
É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas.
Democracia é um regime de governo que pode existir também, no sistema republicano, ou no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.
Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos tem os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.

Frase Exemplo:

No Brasil atual existe democracia.

Explicação da frase:

No Brasil, as pessoas podem escolher seus representantes (vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente) através do voto nas eleições. Existe liberdade de expressão e os direitos de manifestação são garantidos pela Constituição Brasileira

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Nova Lei para NÃO ROUBARÁS




# NOVA LEI DO BRASIL#

I - TODO CIDADÃO BRASILEIRO TEM O DIREITO E O DEVER DE                             SER HONESTO

1 -  É PROIBIDO ENRIQUECER DESVIANDO DINHEIRO DOS COFRES PÚBLICOS PARA A CONTA PARTICULAR DE PRESIDENTE, SENADOR, DEPUTADO, VEREADOR.DIRETOR, ASSISTENTE, SECRETÁRIO, MINISTRO E FILHOS E PARENTES DE TODOS OS CITADOS.CONSTATATO O CRIME, O LADRÃO DEVE DEVOLVER TUDO O QUE ROUBOU EM BOBRO E FICAR INELEGÍVEL PELO RESTO DA VIDA, FICHADO NA POLÍCIA COMO CRIMINOSO CONTRA O POVO E NO SEU CPF APARECERÁ A SIGLA  LDP – LADRÃO DO POVO.

2.- O CIDADÃO QUE FOR ELEITO PARA UM CARGO PÚBLICO TEM QUE SER HONESTO ANTES, DURANTE E DEPOIS DO EXERCÍCIO PARA O QUAL FOI ELEITO.EXTENSIVO AOS SEUS ASSESSORES, PARENTES E AMIGOS E AFINS.A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA SERÁ PÚBLICA ANTES, DURANTE E DEPOIS DO EXERCÍCIO DO MANDADO. Se COMPROVADA A DESONESTIDADE, DEVOLVERÁ EM DOBRO TUDO QUE ROUBOU OU FACILITOU A TERCEIROS E FICARA INELEGÍVEL PARA O RESTO DA VIDA, FICHADO NA POLÍCIA COMO LADRÃO DO POVO  E NO SEU CPF APARECERÁ A SIGLA LDP – LADRÃO DO POVO.

3.-RECEBER E PAGAR PROPINA PARA LIBERAR EXECUÇÃO DE QUALQUER OBRA PÚBLICA OU PRIVADA É CRIME HEDIONDO, EM QUE AS PARTES PAGADORA E RECEBEDORA SERÃO FICHADAS COMO LADRÃO DO POVO, SENDO CIDADÃOS INELEGÍVEIS PARA O RESTO DA VIDA E EM SEUS RESPECTIVOS CPFs APARECERÁ A SIGLA LDP – LADRÃO DO POVO.

 4.-O ENRIQUECIMENTO ILÍCITO PROVINDO DE SONEGAÇÃO DE IMPOSTOS DEVERÁ   SER CALCULADO E DEVOLVIDO EM DOBRO , COM JUROS, CORREÇÃO MONETÁRIA E MULTA DE 50% SOBRE O TOTAL, sendo SONEGAÇÃO CONSIDERADA CRIME HEDIONDO, O SONEGADOR SERÁ PRESO E SERÁ INELEGÍVEL PARA O RESTO DA VIDA E NO SEU CPF APARECERÁ A SIGLA LDP  - LADRÃO DO POVO.


Para quem não lembra mais de o que é ser HONESTO, pois HONESTIDADE anda em desuso, vai a definição:Pessoa que age corretamente, mesmo contrariando seus ou próximos interesses; que age com escrúpulos, com decência, com honradez; que é capaz de ser leal com outrem mesmo sem estar sendo vigiado.

                                                                  Publique-se

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

UMA SESSÃO DE CINEMA


( Para Casa: A professora mandou escrever sobre "Uma sessão de Cinema"da gente...Bella escreveu.)

             Um filme em cartaz no Cinema Corbacho. Daqueles que tinha fila pra comprar ingresso, fila para entrar, fila para comprar balas ( naquele tempo não vendiam pipoca nem refri ). 
             Sessão das 20 horas era a coisa mais chic da cidade, os homens de terno e sapato engraxado, mulheres de salto agulha 15 e bolsa combinando, tailleur, jóias, perfumes. Era superprodução dentro e fora da telona. Só entrava maior de 18. E eu tinha 15. Minha mãe deixou eu ir pois de coque, salto e boca pintada, parecia maior, e ainda tinha o namorado, lindo de morrer, 22 anos, 2 metros de altura...um partidaço. Só podíamos sair se acompanhados da irmã mais velha e das quatro amigas dela, ordens do meu pai, "todo cuidado é pouco", ele dizia. 
Todos entramos no cinema, gente linda, aquele frescor de juventude, libido em alta, hormônios brilhando...
- Maninha - falei pra minha irmã - vocês vão ficar aqui? Eu e meu namorado vamos sentar mais ali atrás, aproveitar o escurinho, quem sabe um beijinho?
- Tudo bem, mas se comportem...O lanterninha retira do recinto quem fica se agarrando, é muito feio - minha irmã recomendou, cheia de sabedoria.
Apagaram-se as luzes. A mulher com a tocha da Colúmbia apareceu na tela, eu e meu namorado saímos de fininho, psiu, silêncio...
Avisamos ao porteiro que eu precisava ir em casa,já voltava,  que tinha esquecido o remédio e era epilética.
Voltamos 15 minutos antes de terminar o filme. O porteiro me olhou com pena, coitada, tão bonitinha e epilética...
Quando deu THE END e as luzes se acenderam, estávamos na última fila, na saída, os namorados bem comportados. 
 - Gostaram? - perguntaram mana e amigas.
 - Que filme! - respondemos - Emocionante!
Meu namorado abriu um saco de bombons: 
- Querem?
Foi uma festa. Encerrada com sabor de chocolate, "Uma Sessão de Cinema".

                                                (Qual é a nota, professora?)




           

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

LUA DE MEL DA MIMI


Quem imagina uma Lua de Mel há alguns - muitos - anos? Com toda a expectativa dos noivos para a primeira noite?
 A história é verídica, a Mimi me contou em detalhes, preciso deixar registrada, pois é muito interessante. Para chorar e para rir. 
Década de 50. O noivo era dono de hotel e restaurante, propriedade de família, todo mundo era dono e todo mundo trabalhava lá. 
Mimi muito faceira, uma noiva lindíssima, flores de laranjeira, tias, sobrinhos,famílias correndo, comendo bebendo, festa de interior era uma fartura e uma alegria só. 
Depois da festa, os noivos fugiram para o quarto de núpcias especialmente preparado nos fundos do hotel.Primeira noite... Lua de Mel...Muito mel...
No outro dia, foram acordados muito, mas muito cedo. Era domingo, dia de maior movimento no restaurante, embaixo do hotel. Mimi não esperava. 
Os homens matando boi, as mulheres arrumando a cozinha e o salão. 
O restaurante era famoso pela BUCHADA COM PÃO E VINHO  no almoço de domingo. A italianada saía da missa e ia tudo se embuchar na buchada dos bellos, e Mimi agora era a bella sposa.A esposa, bela e jovem. Por essa, ela nunca esperara...as imensas panelas com água quente e ela limpando bucho...arrancando as peles esverdeadas dos buchos dos ruminantes...depois, cortar tudo em fatiazinhas, bem fininhas...
Eu fiquei imaginando a cena, uma jovem muito cheirosa, criada com toda formosura, limpando bucho...O que faz o amor...
Foi a Lua de Mel da Mimi.
E a lembrança mais feliz da Lua de Mel da Mimi é a de  quando viu aquele monte de gente comendo  buchada com pão e vinho, falando alto, cantando O Sole Mio...Que recompensa...Bem vinda à família, Mimi.  


( Em Uruguaiana, nós falamos MONDONGO ou mais moderno DOBRADINHA)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

HAVERIA GUERRA SEM ARMAS?




Quem produz e vende a droga é o poderoso bandido, É QUEM "iNVENTA"O VENENO QUE PROMETE UM PRAZER DESTRUTIVO, ALTAMENTE LUCRATIVO AO PODEROSO BANDIDO. 
 é o responsável pela exploração e destruiçao do drogado, da família, da sociedade.


Nesse raciocínio, lógico e coerente, faço outro:


Quem fabrica e vende armas aos terroristas e afins é ou não é um poderoso bandido?

As maiores potências do mundo produzem as armas.Falam de paz, mas fazem a guerra.
Os responsáveis pelas guerras, por todo o terror que apavora o mundo. Com bilhões de dólares lançados diariamente e indiscriminadamente em crianças, hospitais, escolas, destruindo cidades, varrendo a história e provocando todo dia um novo êxodo. O povo expulso da própria terra, onde dormir? O que comer? O medo, pra onde ir? Sem amanhã. Onde ficou o ontem? A Pátria? Todo  o dia estamos vendo os fugitivos da própria terra à procura da terra não prometida. Seres humanos sem direção,milhares, sem norte, apenas esperança.Os animais sabem onde irão encontrar a comida, o lugar para acasalamento, onde morrer e nascer, mas eles vão e voltam. Os refugiados só têm esperança.
          
A mão que toca um violão, se for preciso faz a guerra.
Quem usa a caneta também.Por dinheiro. Quase sempre. 
Por poder.

As mãos que assinam tratados de paz são as mesmas que financiam as maiores indústrias bélicas do mundo. Quem vende as armas, os mísseis, os aviões que destroem os povos? Com certeza, não são países pobres...Quem coloca armas moderníssimas de alto poder de destruição nas mãos de jovens esfarrapados, de fanáticos iludidos?
Se não houvesse guerra, de que viveriam as grandes potências?Se não vendessem armamento, haveria guerra? 
Fico besta olhando Estados Unidos e Rússia assinando acordos de paz. Os maiores fabricantes de armamento do Planeta.Armas de destruição.  

 Em 16 de fevereiro de 2016. Bellabereg – indignada com a destruição das escolas e hospitais dos Médicos Sem Fronteiras, que morrem porque estão lá para salvar vidas, e dos povos que sofrem e também morrem dentro de suas próprias casas,ou que fogem para a Terra não prometida,  com guerras eternas que nem entendem.









quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

MEGAPRODUÇÃO: O OSCAR VAI PARA...





... O CARNAVAL DO BRASIL!
Isso mesmo! A maior festa popular DO MUNDO!O Carnaval do Brasil, se fosse um filme, teria um Oscar HORS CONCOURS. Organização, roteiro,atores, direção, produção,  participação, alegria.Seria assim:

BASEADO NA OBRA DE...

De um povo: O POVO BRASILEIRO.
A cada ano, a História está sendo escrita.Pelo POVO.  O povo que mais parece retalhos de uma imensa colcha coloca suas cores, sentimentos, hábitos e costumes nas celebrações que remetem às manifestações artísticas de desejos, delírios, ansiedades: a LIBERDADE de escolha.Vai quem quer.

ROTEIRO
A Saga de uma população de cultura miscigenada, que recebe todos os povos do mundo.Raça, religião, gênero, posses, tudo se funde numa direção: FOLIA. Folia: uma palavra que só no Brasil é o nome de um sentimento: dança, brincadeira, diversão.Só.
Um país de dimensões gigantescas e diferenças regionais marcantes, tem um fio que liga todas as pessoas: a espontaneidade de um povo ansioso por felicidade. Das senzalas às ruas e salões, o roteiro é o mesmo. Todos foliões, naquele instante único.  A cada momento, a tecnologia se expande e faz as pessoas se reconhecerem e se aproximarem, rádio, internet e, sem contestação, a televisão insere a marca da rua. Dos blocos de vila às escolas de samba, a ideia de festa chama para a praça, e a praça é do povo.

PRODUÇÃO
O produtor tem que se virar com o que tem. Do lixo ao luxo, a fantasia está na Fantasia, concretizada em flores de plástico ou cetins e pedrarias. Da lata à cuíca, os instrumentos precisam virar samba, batuque, forró, frevo...A criatividade manda - e a grana também. O desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro deste ano - 2016 - são a prova dessa MEGAPRODUÇÃO. Até hoje, nunca tinham atingido esses efeitos especiais. A tecnologia ajuda muito.

ATORES
Protagonistas, todos se sentem.É só botar o pé no bloco, no salão, na rua, na avenida, que a pessoa tem um único objetivo: diversão.Cantar, dançar, cantar e dançar, e pular, e qualquer coisa.E aquele momento é só seu. Quem se importa com roupa, lamento. Carnaval não tem classe, não tem casta, não tem graduação. A roupa é um adereço. Por dentro, é um sentimento brasileiro, que não tem definição. Carnaval só existe com gente.

FIGURINO
As Escolas de Samba têm uma história a contar. Das roupas mais luxuosas ao abadá mais barato, quem tem dinheiro gasta mais, é um concurso de imagem e som. Quem não tem dinheiro, inventa. Ou sai de cara lavada nos blocos da rua. A roupa é parte da Fantasia.

MÚSICA
Nesta hora, ninguém faz som como o brasileiro. NINGUÉM em todo o mundo consegue batucar um samba como nós. Sacudir-se até com uma caixa de fósforo. Gostamos de música. Nossa música é alegria, tristeza, elogio, ofensa, amor, traição porque vem sempre da alma. Nossa música é universal.Qualquer coisa vira música. Música não tem gênero, nem cidade, nem estado, nam país.Surge assim, do morro, do pampa, do litoral, do sertão, do centro.  Música do BRASIL.

MERECEMOS O OSCAR, com certeza!

Alguém comentou que a gente se preocupa com futilidades quando há tanta coisa séria para se resolver neste país. É uma opinião. Respeito, mas não concordo. Futilidade é algo que não é necessário. O CARNAVAL é necessário ao povo brasileiro.
Aprendi que rezar juntos na igreja ou em qualquer outro lugar fas um clamor se propagar no Universo e uma energia positiva se forma, quem sabe um deus ou Deus ouve.
Imagino esse Universo recebendo a energia de um Brasil que grita junto,imagino  essa ovação em todo cantinho deste gigante fazendo algum ruído, com certeza, vamos ser ouvidos.O importante é JUNTOS. Não é futilidade: O CARNAVAL é identidade.
Neste ano, 2016, um ano marcado pela desilusão com nossos políticos, pela decadência de um sistema do qual nos orgulhávamos, pela volta do monstro da inflação e do desemprego, com a saúde adoentada e a sociedade corrompida pela desonestidade de quem nos parecia gente de bem, saímos às ruas para gritar que estamos vivos, que precisamos ser felizes.Acreditamos neste Brasil. Festejamos NOSSO Brasil.
Agora é voltar ao Trabalho. Pois tem mais gente que trabalha do que gente que critica, tem mais honesto que ladrão, tem mais Esperança que desespero.Pobres dos que ficam assim, só vendo defeito.Nós somos ricos. A hora foi de se divertir. Aproveitamos bastante. Recebemos até um OSCAR.
 Nosso País é uma Epopeia.  



sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

PENSAMENTO CHICLETE


Sabe aquela música que cola, passamos dia todo cantando de qualquer jeito, nem queremos mais, mas não adianta, fica aqui,piscando como néon? Só com uma lobotomia para deletar do cérebro. 
Pois acontece também com alguns atos e fatos e frases e insinuações e críticas e comentários que ouvimos de parentes, amigos, filhos...até em rádio e TV...E quanto mais próximo da gente é o próximo que falou, mais chiclete se tornam as palavras, os gestos, os olhares...
Com certeza, nesta fase da vida que chamamos de terceira idade, ficamos mais sensíveis, temos muitos momento de reflexão e acabamos criando um monstro onde havia apenas um sapo.Ou uma perereca. Vemos e ouvimos. 
Ao invés de falar, argumentar, defender nosso ponto de vista,como faríamos nos nossos vinte e poucos anos, preferimos calar para evitar as discussões que podem se transformar em ofensas e talvez em brigas, com palavras duras que serão mais complicadas de esquecer. 
A palavra nem sempre diz o que se quer dizer,palavras são externas,concretas;criam vida própria e nunca mais voltam,  às vezes, a palavra magoa e separa - mais do que as reticências...
Então, engolimos o sapo e o monstro surge, dias e noites aquilo martelando, imaginamos tudo que podíamos ter dito e feito, criamos verdadeiros tratados filosóficos, "eu deveria ter dito ou feito assim...""não podiam ter me machucado daquele jeito", "a gente não merece tudo isso", e daí vai...
Até o dia em que OU matamos o monstro chiclete, OU o monstro se larga e aí a coisa pega mais...OU esclarecemos as coisas. OU ninguém se lembra mais de nada disso, foi um monstro que passou em minha vida...e só eu fiquei todo esse tempo sofrendo, OU rola o maior barraco e o grupo todo se revolta,diz o que quer e ouve o que não quer  e eu sou a megera da vez, "foi ela que começou".
E o que é pior: neste exato momento, estou com mais dois chicletes, nem dormi pensando, acho que vou engolir o sapo e matar o monstro...ou será melhor já matar o sapo?Uma lobotomia, por favor!

                                                  ( imagens pt.dreamstime. com e br.deposiphotos.com)

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

PESSOAS DESAPARECEM



                                                                                                             

Nunca prestei atenção.Hoje me deu um clic.
Como as pessoas desaparecem de nossas vistas. E de nossas vidas!
Professora por muitos anos, em escolas tão diferentes, nem tenho ideia de quanta gente passou por minhas salas de aula. Pessoas alunos que me marcaram ou não, alguns tenho de novo no meu Facebook, a cada postagem volta a lembrança...e como é bom lembrar a energia da juventude que sacudia todo meu dia e me desafiava a cada hora. Eu me obrigava a me reciclar a cada aula. Mesmo conteúdo, 30, 40 alunos me olhando, e eu precisava que entendessem meu recado. Alunos são pessoas que passam muito rapidamente, mas foram anjos de luz... 
Pessoas colegas que nunca mais vi, nem no Face, outros que encontro hoje e me surpreendo, continuam os mesmos. Muda a carcaça, o invólucro, mas a essência continua a mesma, as brincadeiras, as frases feitas, e as novidades, a família, o que aconteceu...
Pessoas artistas, cantores, atores, pintores, escritores, participam da vida na hora da emoção, alguns entram e ficam latentes, cada um numa dimensão especial.Muitos apenas passam.Desaparecem.
Pessoas parentes, algumas continuamos no Face, algumas nos abraçamos, algumas sumiram. 
Pessoas desaparecem do Planeta Terra, morrem. Somem, até do coração. 
E tem as pessoas conhecidas. Conhecidas, sim, pois as desconhecidas eu não conheço.Não aparecem, por isso, não desaparecem. Mas as conhecidas, eu conheço mais ou menos, converso, comemos, bebemos, rimos, até trocamos confidências...Algumas passam e nunca mais. Outras, vemos ocasionalmente.Muitas se vão... 
Pessoas me deslumbram. Adoro observar. E quantas desaparecem!
Pessoas são abstratas.  

                                                                                       
                                                                                                                 imagens pt.clicpart.me