MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

SANTA SEXTA-FEIRA!



Hoje de manhã, na saída da Hydro no Paraná Clube, depois que a Profª Carol nos fez suar até transbordar a piscina, como sempre, ficamos "trocando ideias".Na verdade, aquele papo gostoso sem compromisso, numa véspera de Sexta-feira Santa. E puxando do fundo do baú,saiu cada coisa... Cada uma lembrando de como era a Sexta-feira Santa da Paixão de Cristo - isso mesmo- e os mais novos ouvindo de boca aberta, nem acreditando, nem desacreditando...Pois bem, vamos ao Dèja Vu, ou reminiscências...Na Sexta-feira Santa, não se podia abrir a casa, nem varrer, pentear os cabelos de jeito nenhum, falar alto não podia, melhor nem falar; rádio, música, nananinanão...Tudo era pecado, afinal, era o dia em que Jesus morria às 3 da tarde, sofrendo por nós pregado na cruz, e o diabo - ele mesmo, o DIABO, o SATANÁS,  O COISA RUIM, o DEMÔNIO ficava solto, tentando, tentando,...até o Domingo de Páscoa! Comer? Só peixe, sardinha, bacalhau, nada que tivesse sangue vermelho! Lá na fronteira, na Uruguaiana Grande, a gente ia pra fora, e era bem bom, pois tinha que matar as cobras e colher maçanilha,a florzinha amarela, acompanhadas, claro, dos namorados e namoradas...como dava trabalho, até se perdiam pelos matos...
Chegava o sábado. SÁBADO DE ALELUIA. A gurisada acordava apanhando, tinha que "tirar o diabo do corpo", papai e mamãe aproveitavam pra bater MESMO, palmada, varinha de marmelo, essas delicadezas...Então a gente enforcava o Judas, os adultos faziam um boneco bem grande cheio de sementes( não existia isopor), o boneco ficava lá, penduradinho pelo pescoço,numa corda, e era pau e pau, todo mundo batia muito no Judas, o traidor do Jesus. No final, jogava gasolina (é, gasolina mesmo!) e 'tacava" fogo no Judas.( Hoje, seríamos presos TODOS: os pais, por baterem nos filhos e nós, por liquidarmos com o judas daquele jeito, uma violência!)MAS ERA MUITO DIVERTIDO, sem essa de politicamente correto.Mistura de crença e diversão.Tradição ou convenção cheias de significados.

Enfim, chegava o esperado, o DOMINGO DE PÁSCOA: Jesus vivia de novo, cestinha com ovinhos, e dá-le churrasco...Grandes festas ao Senhor Ressuscitado e a todos nós, mortais loucos de fome e loucos pra sair da bendita quaresma...Ninguém questionava se era coisa de comércio, se era invenção da igreja...Simplesmente, ERA assim.

UMA FELIZ PÁSCOA PRA TODOS NÓS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário