A vida começa aos 60 anos. ATUALIZANDO...a vida começa aos 74. Agora, já estou com 75. A pandemia do Corona Vírus passou. A COVID se transformou em doença, que precisamos tomar vacina todos os anos, o vírus se transformou em coisa igual sarampo. POR ENQUANTO, estou escrevendo, copiando crônicas que escrevi nesses tempos de estranheza numa realidade de idosa. QUANDO eu ficar velha, talvez não tenha vontade de escrever mais.
sexta-feira, 31 de agosto de 2018
A chave, a porta, anjos e demônios
Sozinha comigo. No quarto. Fechada. Dona das minhas ações. Das ações? Não. Sou apenas dona dos meus pensamentos. As minhas ações dependem das algemas afetivas que me prendem às pessoas da rotina comum de seres comuns. Que não consigo ignorar.Fazem parte do meu Universo. Mas.. quem não tem a tão obrigatória rotina? Cama, mesa, banho, amores, contas, parentes, amigos,comida, bebida..Porém...neste momento eu tenho a chave e a porta.
A chave na minha mão.
A porta na minha frente.
E se eu abrir a porta?
E se eu não abrir a porta?
O que tem do outro lado? Outro quarto fechado?Encontrarei ossos? Um bicho, talvez? Uma aventura, um café, um trem, uma festa surpresa pra mim?
Só preciso colocar a chave e girar. Empurrar a porta. Descobrir.
Meus anjos e demônios gritam:
- Coragem, vai!
- Cuidado, fica aqui que estás segura.
- Se fosse eu, não arriscaria.
- Loucura, o que tiver que ser será...
- Isso é depressão. Toma um remedinho e dorme.
- Vai, enfrenta o mundo, te liberta!
- Não tem o que fazer? Te suicida, chega de drama.
- Que porta? Não existe porta.
- A chave está quebrada, acabou.
Anjos e demônios, sempre eles, e dúvida aumenta.
- Há tanta vida lá fora...
- Aqui dentro tem segurança.
A chave na mão. A porta fechada.
Será que preciso abrir a porta?
...Dormir, sonhar, não mais...
Eu quero.Não quero. Eu devo.Eu não devo. Eu posso. Não posso.(!?!?)
( Estou lendo MULHERES QUE CORREM COM OS LOBOS, de Clarissa Pinkola Estés. Viagens pelos mitos e histórias do arquétipo da mulher selvagem. A vida é bem assim.Obrigada, mana.)
quarta-feira, 29 de agosto de 2018
JANELA DO MUNDO
Há alguns anos, cheguei à descoberta única e intransferível que a TV era a janela do mundo. A notícia ali, viva. Antes era o jornal. Antes era o rádio. Antes era a carta. Antes, antes, sempre tem um antes. Se tem antes é porque tem depois...Depois surgiu a Internet e a tela do computador com o que eu escolhia neste admirável mundo novo. Depois chegou o WhattsUp e o mundo está na minha mão. Virou rotina. Foi então...tchan tchan tchan tchan...sentada em frente a minha janela, doentinha, privada da minha liberdade de ir e vir, descobri que minha janela me apresenta um mundo que é só meu, únicamente meu, exclusivamente meu.
Tenho uma árvore que se chama Quaresmeira e devia florescer na quaresma, mas dá flor todo o ano. Não é muito bonita, mas é a
minha Quaresmeira.Eu a
olho da minha janela e ela me olha lá de baixo.
Tem uma casinha de madeira estilo alemão ou polonês que resiste bravamente aos prédios que brotam como monstros famintos por todo lado, a casinha se encolhe cada vez mais apavorada.
Tem muitos ônibus da linha InterDois, grandes médios e pequenos que passam e dão uma paradinha bem na frente da minha janela, numa lombada que obriga todo carro a me cumprimentar, ou se sacodem desesperadamente quando não enxergam a lombada. Tem uma igreja onde saem e entram pessoas quase todo o dia, acho que vão pedir pra Deus não sei o quê, pode ser gasolina, pois todo mundo chega de carros que ficam enchendo a rua.
E os carros vão e vêm, todo o tempo, parecem formigas buscando alimento, se respeitam, um para e todos param...preto, branco, prata, vermelho, por que não tem listrado ou com bolinhas?Como os carros se respeitam e se obedecem, parecem seres humanos educados, ora param, ora dão sinal de luz, às vezes um grito quando dá um nervoso, todos um atrás do outro, vai e vem, essa organização não tem religião nem partido, ricos e pobres todos bem organizados,ninguém fura a fila, o único objetivo é seguir.
Bem na frente da minha janela tem um poste feio,emburrado, cheio de fios, e bem no alto, um morador que ficou sem árvore e invadiu o poste, o João-de-barro.
O João-de-barro fez sua casinha pra encarcerar sua amada, mas acho que não tem amada, pois está sempre sozinho, faz mais de ano, a porta continua aberta de frente pra mim. Há pouco tempo, outro João-de-barro começou uma casa bem do lado, está na metade. Os dois será que são João e Joana e resolveram morar sozinhos, cada um na sua casa?
às vezes, ficam os dois, um de cada lado, e só um entra na casa. O outro, coitado, a casa nunca termina.Ficou sem teto.Por quê não moram juntos? Quem sabe, algum dia...Estou de olho!
Na esquina, vejo uma casa de comida japonesa muito bonita, mas não deve ter dado lucro, pois tiveram que repartir com uma hamburgueria, nada a ver sushi com hamburguer, colocaram um parquinho infantil, talvez coloquem cachorro-quente, churrasquinho, porco assado, churros, pizza, sei lá, quem sabe estão mal de faturamento...Tem a farmácia do alemão que aprendeu com o pai a receitar remédio e conhece todo mundo da vila. Pois eu moro na Vila Izabel. Sou vileira, fico na janela espiando o mundo.
E os cachorros...De todas as raças e tamanhos, e que levam os donos a passear, pra conversar com outras pessoas, coitados; esses cães são muito inteligentes, são os donos das calçadas.
O mundo é muito interessante.
sábado, 25 de agosto de 2018
NARIZ ENTUPIDO
" QUANDO ACHAMOS AS RESPOSTAS PARA TODAS AS PERGUNTAS, VEM O DIABO E TROCA... AS PERGUNTAS."
Estava eu toda campante, me achando, me fazendo...Consegui sentar no chão como fazia aos 50 para brincar com os netos; fui ao barzinho à noite numa roda de samba,como aos 40; acertei minha Playlist no Spotfy, entrei nas séries do Netflix,que não tinha nos meus 20; joguei bolão, bingo, mexe-mexe,recebi avaliação do curso e fiquei em recuperação só em duas, como nos 15; fui ao show do Chico e consegui ouvi-lo como aos 60, comprei até pintura verde pro cabelo. Ou seja: nem parecia que estava quase nos 70.
O geriatra disse que eu tinha mais de 20 anos pela frente, podia fazer uma faculdade, namorar, casar, filhos já tenho, quem sabe até escrever um livro...Pensar em tudo que se faz em 20 anos, me senti uma candidata a miss...
Bora dormir, rezei no rosário do Papa Francisco, que embora seja argentino é um Papa Pop Universitário, agradeci por tantas bênçãos na minha vida. Revisei minhas eternas cíclicas e repetitivas dúvidas, imaginei minha agenda para amanhã, deitar a cabeça honestamente e dormir e quem diz que consegui respirar. Tudo interrompido por um nariz entupido. Até rimou. Simples, assim.
Como pode a nossa vida tomar um rumo trágico por causa de um nariz entupido? Loratadina, Coristina, Sorine, álcool (álcool, mesmo),mel, hortelã, inalador, Ecossalva, até Advil, que o CEO dos Cinquenta Tons de Cinza dava para a mocinha e ela ficava boa de tudo.
Não consigo respirar. Até consigo um pouquinho, mas fecha de novo. RinITE, sinusITE, bronquITE,ITE, ITE ITE...Dormir,morrer só um pouquinho até voltar o ar...Cadê meus vinte que os anos não trazem mais?
Meu pai contava a história de um famoso general que ganhou a Guerra do Paraguai, chegou todo faceiro pra se enfeitar e receber uma medalha do rei. Pois teve uma caganeira e morreu antes, nem medalha, que adiantou ganhar a guerra. Isso pra gente ver como são as coisas...A gente acha que está por cima, de repente, um catarro estraga tudo...Que nojo...
Machado de Assis dizia que a felicidade é um novo par de botas. Pois eu digo que felicidade é um nariz desentupido.
tshirt-view-o grito- psicodelico- |
domingo, 12 de agosto de 2018
PAI É PAI
PAI. Todos os anos, no Dia dos Pais, essa palavra PAI tem um ressignificado. Paro pra pensar sobre o que vou escrever, as experiências de um ano que passou depois do Dia dos Pais do ano passado, minha visão sobre meu pai, o pai de meus filhos, os pais de meus netos, os pais do norte e do sul, os pais da praia e do campo, da favela e do cerrado, da paz e da guerra...Pais que podem dar tudo ou nada, ricos ou pobres, heróis ou bandidos, mas PAI é PAI.
Observo todo dia as mudanças que ocorrem nas família, o mundo de hoje tem características peculiares em cada lugar, específicas em cada família.
A rapidez nas comunicações dispensam aquele conselho do pai?
O celular com Google explica tudo?
No You Tube tem "Como ser pai" passo a passo?
PAIS: vocês estão ferrados.
canaltech |
Faz o que eu digo, mas não faz o que eu faço. Não funciona mais. O filho vai fazer TUDO o que o pai faz. Só se educa pelo exemplo. Filhote de urso é ursinho...A fruta não cai longe do pé...Sabedoria popular atualizada.Tal pai, tal filho.
Conclusão: SER PAI é aprender e crescer JUNTO com o filho, com a filha, com os colegas dos filhos, com os pais dos amigos dos filhos. Acompanhar, dar banho, levar ao médico, revisar a mochila, achar a meia e o caderno, cantar galinha pintadinha, ver animé, ouvir sertanejo, levar à igreja, comer porcaria, trocar o jogo da TV pelo choro da cabeça na parede. Substituir o whats com amigos pelo cavocar o histórico de celular do filho.Ver os youtubers com os filhos,tem que saber o que estão vendo, tem cada coisa!!!e eles trocam tudo em milésimos de segundo... Chegar à noite cansado e ainda estudar raiz quadrada, afinal, a filha também está cansada. E ainda tem o namorado ou o coração partido,eles querem morrer!!! quem não passou por isso, prepara!!!
É fácil, assim? Não. Mas ou faz, ou perde.
FELIZ DIA DOS PAIS!
Assinar:
Postagens (Atom)