MINHA VIDA É UM PALCO

MINHA VIDA É UM PALCO
Somos como atores neste palco que é o mundo, as cenas são os dias e noites, e o roteiro quem escreve é a VIDA!A vida depois dos 60. É começar novo, novos horizontes, um mundo diferente e muito mais LEVE! A gente está sempre começando, sempre aprendendo...E aos 60 anos, a gente nasce de novo! A minha Infância da Maturidade! COMO SERÁ NOS 70?Na minha ADOLESCÊNCIA da Maturidade...CHEGUEI! Cheguei chegando imaginando a vida toda...70 ANOS! BÓRA LÁ QUE A VIDA TÁ PASSANDO!!!E até uma PANDEMIA!Nunca pensei ...De repente, ficar presa em casa, sozinha. Se sair, o CORONA VÍRUS pega. Horrível todo mundo sem se tocar.

sábado, 24 de maio de 2014

GETÚLIO



Brilhante a interpretação do Toni Ramos no filme GETÚLIO. A História (não sei se com maiúscula ou minúscula) vai dizer se estou errada. Mas essa versão de GETÚLIO  foi bem apropriada a um tempo de eleições. Ele não sabia DE NADA? 
Mas eu sabia...Dos 19 dias do filme,lembro bem do último.
Quem viveu (como eu) o dia da morte do GETÚLIO sabe bem como o povo o amava muito, o país ficou de luto.
...
Eu estava aos pés de minha tia Lacy, literalmente,sentadinha, olhando como costurava, os pés movendo a máquina de costura como uma locomotiva -ela era costureira, a melhor de Uruguaiana, fronteira do Brasil com Argentina e Uruguai- a rádio Charrua transmitindo um comunicado para o "interior do município"(os recadinhos de quem vivia na cidade para quem vivia na campanha, nas estâncias do Rio Grande do Sul),quando bateu o Repórter Esso e a notícia: 
- Getúlio Vargas morreu. Um tiro no coração.
Minha tia enlouqueceu. Jogou-se no chão, arrancando os cabelos, parecia que Deus tinha acabado. Um urro de toda a cidade, pessoas corriam, sem saber pra onde, eu sabia bem quem era esse Getúlio, devia ser um poderoso santo, eu  sabia bem, porque ajudava minha tia a costurar bandeiras vermelho-branco-preto quase todos os dias e noites, cada vez que ele, o Getúlio, chegava em nossa cidade, por isso, eu gostava dele.E como falava o Getúlio.
O Getúlio morreu. 1954.
Portas abertas, gente saindo correndo, as ruas tomadas por pessoas desesperadas, eu preocupada com minha tia que estava em transe. O pedal de ferro da máquina de costura parou, meus olhos infantis choravam porque minha tia parecia morta. Todos corriam, gritavam "O Getúlio morreu". Foi uma tempestade de gritos, de lágrimas, todo mundo assim, como num incêndio, ou como se os argentinos estivessem por ali, atravessaram a ponte e o rio. 
Me escondi entre cetins e linhas, as enormes tesouras me espiando, manequins caindo, linhas espalhadas...Pessoas nas ruas, crianças perdidas,se eu soubesse o que era guerra ou se já tivessem inventado a bomba atômica, saberia... minha mãe me agarrou e me fechou em casa.
Não sei o que aconteceu depois. 
...
Meu pai sempre disse que Getúlio era a mãe dos pobres e o pai dos ricos, ou vice-versa. Esse Getúlio foi várias vezes na minha casa para gravar seus discursos, meu pai era o único na cidade que tinha gravador de fita e disco. Tinha microfone e amplificador para os comícios. Tinha a Voz da Fronteira, com camionete e tudo, propaganda de rua.  Depois conto que meu pai foi até chamado de comunista, anos mais tarde, quando o coronel Larico foi atrás das fitas gravadas dos políticos e queimou na rua, quando houve a ditadura.
...
Então: dia Primeiro de Maio de 2014 fui ao cinema.No shopping. Cheio. 
O Filme.
 O baixinho, gordo, óculos bem mais redondos e de São Borja, o Getúlio,  era o mesmo. O Carlos Lacerda bem igual no filme. (Também fazia comício na fronteira. Na esquina da 15 com Bento). 
...
Só que no filme, o Getúlio NÃO SABIA...Não sabia de nada.
 Sabe, quando todo mundo faz o que quer?E o dono da casa não sabe DE NADA?
...
Parece até nosso atual ex-presidente...todo mundo roubou e ele NÃO SABIA.
Bem próprio para o partido,esse filme, nas vésperas da eleição...O título devia ser "Presidente não sabe de nada".
É.
O filme GETÚLIO me pareceu uma armação.Para mostrar que o presidente não sabia de nada. O presidente não sabe de nada. DE NADA.  Coitado do Getúlio. Pra que se matar?  Se ele tivesse colocado o Lacerda no lugar dele,quem sabe uma mulher, a Alzirinha, o presidente Getúlio teria vivido bem mais tempo... Talvez tivesse até trazido OUTRA COPA para o Brasil...
1954.
  ...
2014.
...é... 

Tadinhos...
Sabem de nada, nada, nada...  
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário