Ao ouvir na rádio Gaúcha a palavra de um dirigente da Associação dos Professores Aposentados do RS, caiu a ficha: Por que preciso comprar PARCELADO remédio e comida? Por que estamos em direção ao fundo do poço, quando nosso salario não comporta mais nossas necessidades básicas?
PORQUE:
"Em 10 anos, tivemos a inflação de 61% com um aumento no contracheque de 9%."
A conta é fácil: 61 - 9 = 52. A defasagem de nossos proventos é de 52%. Estamos vivendo 48%. Menos da metade. Vamos viver com 42,00 de cada 100,00, sem os 52,00 que ERAM NOSSOS.
Ah, são aposentados, não precisam, eles não fazem nada. Podem morrer. A sociedade não se importa, governadores, deputados, senadores, vereadores, político eleitos TAMBÉM POR NÓS, ninguém se importa. PORÉM, somos nós, os aposentados, que GASTAMOS todo nosso dinheiro para fazer essa engrenagem funcionar. EU SOU APOSENTADA, IDOSA, INVESTIDORA. Sem falar em muitos aposentados que complementam a renda familiar, inclusive, sustentando famílias. Eu vou falar por mim, EU INVISTO DIARIAMENTE em:
Supermercados, farmácias, fruteira, padaria, pagando em tudo ICMS, INVISTO na Corsan, na CEEE, no IPÊ SAÚDE( que mal funciona), no RPPS (um imposto que vai não sei pra quem,é ilegal), IPTU para poder morar, sou faxineira, cozinheira, costureira, movimento provedor de internet, celular e TV - afinal, ainda tenho consciência e memória(?), e sou geradora de profissões em alta, como cuidadores, acompanhantes, academias com professores e funcionários pra hidroginástica, pilates, motoristas de táxi e aplicativos e frentistas, fisioterapeutas. hospitais, clínicas, CLÍNICAS E CASAS DE IDOSOS, asilos , plano funeral, enfermeiras, médicos... Nunca houve tantos ORTOPEDISTAS E GERIATRAS no mundo!!!E quantos psicólogos e psiquiatras. E igrejas, centros, universidade da maturidade, empresas de turismo, agentes de viagens!!!E eu ainda sou cuidadora sem salário desta idosa que vos fala.
ENTÃO, nós, os APOSENTADOS ,somos quem faz girar essa rede gigante do mundo, a famosa GERAÇÃO de emprego e renda,somos os responsáveis pelos lucros de toda essa bolha fervilhante graças às nossas existências. Investidores. Enquanto vivos.
ENTRETANTO, os aposentados gaúchos estão condenados a viver com 48% do salário. E em baixa. De repente, estaremos em condição análoga ...
Nossas façanhas não mais servem de modelo a toda terra!