Segunda-feira a Guria de Uruguaiana encheu os olhos no Curitibano - bem pertinho de meu apê, no Água Verde, rua Petit Carneiro fundos e Pres Getúlio Vargas frente.
Um baita clube e com academia gigas...só ergométricas mais de 300! Larguei a guria lá e disse:" TE VIRA pra voltar pra casa!" E ela ficou, sozinha assim em Curitiba...E voltou com os olhos brilhando, contando tudo de bom que é uma academia daquele tamanho e com tantos recursos e equipamentos...Como diz o lema do Clube, à grossa tradução, "Não se admitem malvados". A guria se achou no Água Verde, e nos achamos no Angeloni - supermercado, na Avenida República Argentina ( desculpem tantos nomes, mas ela quer saber por onde andou).Depois, almoço com a prima Ju e o Marcos num restaurantezinho bem polonês,esquina da Tamoio, com comida caseira. Um velho( que nem que eu) , não sei por que, falou: "Experimenta essa pimenta, é muito especial"- e não é que a guria se atracou? Muita água, saía fumaça até pelos ouvidos....
Depois dessa, resolveu procurar uma Veterinária - não pra ela, pro cachorro dela que se chama Bóris e mora em Uruguaiana, e só em Curitiba fazem exames das pedras que tiraram da uretra do cão. Tem exames que mandam pros States, pode?Google ajudando, ligamos; na Avenida Holanda, Cabral - bem longe.Eu, toda exibida, "sei onde é", tinha passado por lá. Quase duas horas até o local, me perdia, me achava e me perdia de novo.Mas CHEGAMOS. Pedras pra análise, estávamos perto do Pilarzinho, toda a tarde arrodeando pelo Cabral, fomos filar outro café daqueles na casa da Nize, de novo bagunça com o Polaco, que sussurrou no ouvido da gringa "Eu te amo". É de chorar...
Terça-feira: o dia do famoso SHOW DO ROXETTE!!! E o passeio nos ônibus de turismo, imperdível para conhecer a city. Saímos do Shopping Estação, fomos até lá no Vermelhão dos tubos, a Paty ficou encantada com o sistema - até mostrei a ela o Azulão, maior ônibus do mundo, que é fabricado no RS, com biocombustível, o único defeito é ser AZUL. Entramos pelo tubo da Sebastião Paraná e saímos pelo tubo da Praça Eufrásio Correa, na frente do Estação, e eu explicando que pode trocar de ônibus pra qualquer lugar se está dentro do tubo, pagando apenas uma passagem.O Shopping Estação, pra mim, é o mais aconchegante, as lojas bem distribuídas, tudo muito perto. A Paty também gostou.
Os bonecos do teatro, espalhados pelo shopping, realmente são simpáticos, as águas que jorram em arcos, os patinhos e ursinhos esculpidos artisticamente nos arbustos, tudo de bom!Um espaço para qualquer lazer, com os dez cinemas...e comida pra todos os gostos...sem falar na Livraria que AMO - a Livraria Curitiba...
E AGORA... LET'S GO TO CURITIBA!
No Museu Ferroviário fomos atendidas pelos manequins de cera, igual às estações antigas, lembrei tanto do meu tio Sabino, maquinista da Maria Fumaça em Uruguaiana...Como andei de carona com ele, nos trilhos que atravessam a Presidente... Mas a história é da Paty, a Guria de Uruguaiana... e vamos ao magnífico passeio no Ônibus de Turismo de Curitiba, sentadinhas lá no alto, mesmo com muito frio.
O Ônibus chega a cada meia-hora, são 27,00 por pessoa, com direito a 5 embarques e 4 desembarques. Escolhemos os 4 lugares onde desceríamos e com meia hora só em cada um, pois à noite seria o show. Se quiséssemos ficar em mais lugares, poderíamos adquirir mais um pacote.Mas não tínhamos tempo.
Começamos pelo Teatro de Arena Paiol - quem deu esse nome foi o Vinicius de Moraes. Só passamos, descemos na próxima parada: o Jardim Botânico.
A guria teve um troço - ou quase um chilique! Boca aberta, maravilhada, foi o lugar que ela mais gostou,conseguiu até um fotógrafo, pois minhas pernas não aguentavam tanta caminhada, por sorte, um peruano que mora no Rio e fala chiado, que nos acompanhou pelo trajeto, o Walter.
No Botânico. tem mais de 200mil espécies da flora, pesquisadores do mundo todo vêm pra cá, é de encher os olhos e de emocionar pela beleza de cheiros e cores.
Depoiso de meia hora no Jardim,lá fomos de novo de bus... passamos pela Rodoferroviária, Mercado Público, Paço da Liberdade, Praça Tiradentes, Largo da Ordem, Passeio Público, Rosa Cruz, Museu Árabe, e descemos no Museu do Olho, obra de Oscar Niemeyer, o maior museu do Brasil.
Museu do Olho
O Olho do Museu!
"Olha o Barão do Rio Branco! Igual ao nosso de Uruguaiana!"
No Bosque do Alemão, a gaúcha foi até a casa da bruxa, ainda bem que a bruxa tinha saído...mas acompanhou toda a história do João e Maria, até o pórtico!
Pórtico do Bosque do Alemão.
Casa da Bruxa.
Seguimos ainda para o Parque Tanguá, descemos na Ópera de Arame. Outro lugar característico da cidade.
Ópera de Arame
Meia hora mais, e não deu para ficarmos na Universidade do Meio Ambiente, fica pra próxima. Ainda passamos pelo Parque Tingui, pelo Portal Ucraniano - lindo! E chegamos a Santa Felicidade, Restaurante Madalosso - um dos tantos - comida italiana nhamy nhamy...
Voltamos pelo Barigui ( não é Birigui), Torre da Enbratel que hoje é Oi, de onde se tem uma visão de 360º da city.
De volta ao centro, Rua das Flores, Praça Tiradentes e de volta ao Estação. Chega?
Rua das Flores
Praça Tiradentes. DEU!!! Até que enfim, o Estação! Vanos ao Salão, nos enfeitar que à noite tem...tchan tchan tchan tchan: ROXETTE!
"O" ingresso - gentileza do Lucas...Teatro Positivo!
Direto das ruas... A cada out door, a guria suspirava...quem quiser ver o Show, vai no Face da Paty...eu quero é DORMIR!
BUENO, GURIA DE URUGUAIANA...'NTÃO, TCHAU, até a próxima...Vê se aparece, tá?
Já estamos com saudades, o Bob manda uma lambida, o Polaco muitos beijos, e nós esperamos que tenhas gostado...
Dinda G
( E para os leitores do blog, este é o meu presente para minha afilhada, a Patricia Bellagamba Antunes, que veio a Curitiba pela 1ª vez, para se lembrar de algumas coisas... )